São Paulo, quarta-feira, 3 de abril de 1996
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Soft gratuito resolve diversos problemas

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

A falha geral de proteção (GPF) mais frequente ocorre por um defeito de programação no módulo DDEML.DLL do "Windows".
Para corrigir o problema, a Microsoft criou o arquivo WINDDE, que tem versões para 16 e 32 bits.
Esse arquivo pode ser capturado de graça, junto com as instruções para instalação, no serviço eletrônico de avisos BBS Microsoft.
Outra causa frequente de GPF são os programas que não obedecem os padrões de endereçamento de memória do "Windows" estabelecidos pela Microsoft.
Quando o problema é de programação alheia, o jeito é pedir o ajuste ao fabricante, procurar versão mais nova ou mudar de software.
Disco rígido
Verifique a situação de seu disco rígido. Ele costuma produzir GPFs quando está muito cheio e com vários espaços vazios entre arquivos.
A solução, nesse caso, é utilizar o Defrag para deixar arquivos e programas distribuídos de forma homogênea pelo disco.
Outra origem do erro pode estar no banco de memória, o lugar onde o pente de memória RAM é encaixado. Se ele estiver defeituoso, o GPF certamente ocorrerá.
Caça ao erro
Outras providências ajudam a detectar conflitos persistentes de endereçamento de memória.
Como alguns arquivos de configuração do sistema terão de ser alterados, faça uma cópia dos arquivos para iniciar o sistema e um disco de boot (leia boxe ao lado).
Siga os passos na ordem:
1- Verifique se há no seu disco rígido algum programa para versão anterior à 2.0 do "Windows".
2- Saia do "Windows" e, no DOS, execute o comando CHKDSK/F. Isso deve levar arquivos perdidos para o devido lugar.
3- Entre no Help (?) do Gerenciador de Programas, escolha a opção Sobre o Gerenciador de Programas e verifique se os recursos do "Windows" estão acima de 60%.
4- Cheque o "MS-DOS". Para não dar conflito, a Microsoft sugere versão 5.0 ou superior.
5- Se houver GPF em modo 386 avançado, tente fazer o "Windows" funcionar em modo Standard (win/s) e veja se dá erro.
Havendo GPF nos dois modos, a origem deve ser conflito entre o "Windows" e um periférico.
Fontes e drivers
6- Verifique se há problemas com formatos de letras (fontes), adaptadores (drivers) de impressora ou programas carregados pelas linhas LOAD= ou RUN=.
Para isso, renomeie o arquivo WIN.INI (Ren c:\windows\win.ini winini.old) e reinicie o "Windows". Se o problema for corrigido, deixe as linhas LOAD= e RUN= vazias ou precedidas de ponto e vírgula (;).
Se não der certo, volte o arquivo para o nome original (Ren c:\windows\winini.old win.ini).
7- Reinstale o programa que está gerando o GPF.
8- Verifique se o grupo Iniciar está vazio. Vá ao Painel de Controle e desabilite a proteção de tela e o papel de parede.
Configure o mínimo de dispositivos necessários à máquina e reinicie o "Windows".
Se nada disso eliminar o GPF, reinstale o "Windows" ou busque uma cópia das instruções da Microsoft (código 3.211) na Resposta Automática por Fax. O serviço funciona todos os dias, 24 horas.

Onde encontrar - BBS Microsoft: tel. de dados (011) 872-4106; Resposta Automática por Fax: (011) 871-5029

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