São Paulo, quarta-feira, 3 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa simplifica a produção de CDs

ROSANE MINGHIM
PAULO ANDRÉ PEREZ
EDSON DOS SANTOS MOREIRA

ROSANE MINGHIM; PAULO ANDRÉ PEREZ; EDSON DOS SANTOS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Uso do "Corel CD Creator 2" é fácil e intuitivo, mas compatibilidade e documentação deixam a desejar

O "Corel CD Creator 2" é um pacote de programas para criação de CDs, incluindo CD-ROM, vídeo, dois formatos de CDs de foto e CD de música.
As fontes podem ser músicas e vídeos digitalizados, CDs de música (sob certas condições) e dados armazenáveis por computador.
O pacote é, na verdade, um conjunto de programas que trabalham sobre o mesmo editor de layouts.
Esse conjunto inclui soft para gravação de CD-ROM, de CD de música, de CD de foto, um de CD de vídeo e um de formato CD-Plus e modo misto (dados e som).
Para gravação de CDs, o usuário precisa possuir um equipamento padrão SCSI. Para leitura de música e foto, também é necessário um dispositivo SCSI que admita a extração de áudio.
A instalação, com exceção dos drivers (leia abaixo), é rápida e fácil, bastando selecionar o ícone Setup do CD-ROM.
A documentação impressa deixa muito a desejar. Além de falhar em mencionar aspectos de hardware, é irrisória nos aspectos de criação de CD de foto (software PCD) e de criação de vídeo (VCD). A documentação interna e a apresentação do software compensam isso um pouco, mas não o suficiente.
Recursos satisfatórios
Em termos de recursos de organização e edição de CDs, o "CD Creator 2" é extremamente satisfatório e se comporta muito bem.
Trabalha com esquemas de layout: o usuário insere os objetos do CD que deseja gravar, e um catálogo é automaticamente gerado e apresentado em tela com os objetos representados por ícones.
O layout pode ser gravado e recuperado para futuras adições. Há editores específicos, como o de trilhas sonoras e o de capas.
Esse último gera automaticamente algumas informações, como o título escolhido, ordem e tempo de objetos e autor, permitindo posterior movimentação dos pedaços de informação.
Possui também um "viewer" para vídeos gravados em formato MPEG. Para a maioria dos CDs editados (como vídeo, música e CD-ROM), o programa admite a geração de uma "imagem" do CD, ou seja, a gravação em disco de um modelo do CD antes de ser gravado em dispositivo externo.
Uso intuitivo
O uso do "Corel CD Creator 2" é, em geral, fácil e intuitivo, com todas as facilidades usuais em sistemas de janelas, menus e ícones, mais os "wizards".
Os "wizards" são programas-guias que auxiliam o usuário na execução de suas tarefas.
Por exemplo: na execução de um CD de música, ele pede os dados do artista, título do disco, e, em seguida, guia o usuário nas seleções, adições de novas trilhas, alterações e definições de propriedades.
Procedimento similar de ajuda ocorre na criação dos demais tipos de CD. Mas faltam CDs de demonstração, com fotos e vídeos que possam ser editados.

Texto Anterior: Procon registra 144 reclamações em 95
Próximo Texto: Acompanhe o desempenho do soft
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.