São Paulo, quinta-feira, 4 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reabertura do Minhocão piora ruído, diz IPT

DA REPORTAGEM LOCAL

Juan Antônio Perez, técnico do Laboratório de Acústica do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), afirma que a reabertura do Minhocão para o tráfego noturno pode prejudicar os moradores.
Segundo ele, a passagem de um carro no elevado de madrugada provoca 70 decibéis de ruído. "Para dormir, uma pessoa suporta 50 decibéis com a janela aberta", diz.
O prefeito Paulo Maluf (PPB) decidiu reabrir o Minhocão de madrugada e nos fins-de-semana.
Atualmente, o elevado -que fica a cinco metros dos prédios de apartamentos- funciona entre 6h e 21h30. Nos domingos e feriados o fechamento é total.
O fechamento do Minhocão foi adotado na gestão anterior. De acordo com o secretário dos Transportes da gestão Erundina (PT), Lúcio Gregori, os benefícios para o trânsito com o Minhocão aberto são inferiores aos danos ambientais provocados pela tráfego. "Por isso, decidimos fechar."
O Minhocão foi construído por Maluf em sua primeira passagem pela prefeitura, entre 69 e 71.
Desde que voltou ao cargo, o prefeito está tentando revalorizar o elevado. Em 94, houve teste com uma linha de ônibus. A idéia foi abandonada, já que o baixo nível de ocupação dos ônibus inviabilizou a linha.
No último aniversário da cidade, o arquiteto Sigbert Zanettini, professor da USP, apresentou a proposta de demolir o Minhocão.
Prefeitura
O assessor de imprensa da Secretaria Municipal de Vias Públicas, Fernando Lancha, não apresentou o estudo realizado pela prefeitura que justificaria "tecnicamente" a reabertura do Minhocão.
Lancha não soube informar o nome do técnico que preparou o estudo.
Na próxima semana, de acordo com o assessor, a secretaria fará testes no elevado para saber qual é a melhor alternativa para o trânsito e para os moradores.
As medições serão feitas com o elevado aberto e fechado. O tráfego sob o Minhocão também será interrompido para que o teste seja feito.
"Queremos melhorar o trânsito, mas também a situação dos moradores", disse Lancha.

Texto Anterior: Jornal cita problemas do abate no Brasil
Próximo Texto: Maluf discute hoje reabertura de elevado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.