São Paulo, quinta-feira, 4 de abril de 1996
Texto Anterior | Índice

Estilo atraí fãs do mundo todo

EVA JOORY
DA REPORTAGEM LOCAL

No Brasil o "Easy Listening" tem seu maior admirador em Ed Motta. O gênero teve como precursores Sérgio Mendes, Zimbo Trio e até Antonio Carlos Jobim, com sua lendária "Garota de Ipanema", cantada em inglês, que está incluída na maioria das compilações do gênero.
Fã de Bacharach e do estilo, Motta rejeita o rótulo de cafona: "Sempre adorei este tipo de música, que para mim não tem nada de fácil. São composições de grande riqueza melódica. Morei nos EUA e a maioria dos discos que comprava estava incluída nesta categoria.
É claro que tem um quê de brega, mas tem um quê de cult, assim como têm Henry Mancini e Michel Legrand e o maestro Eron Chaves e a Banda Veneno. Durante muito tempo sua música foi chamada de "música de elevador", mas por ser de formação erudita, Bacharach faz um som pop de maneira ingênua. Mas musicalmente tem uma complexidade. Bacharach nunca foi passageiro, é eterno".
Na Inglaterra, a banda Manic Street Preachers, reverencia o maestro cantando "Raindrops Keep Falling on my Head", tema do filme "Butch Cassidy and the Sundance Kid", vencedor do Oscar em 1969.
A novidade é que seu interprete, B.J. Thomas, faz shows em São Paulo, nos dias 17 e 18.
Nos anos 80, a banda inglesa Frankie Goes to Hollywood fez sua versão do hit "Do You know the Way to San Jose" e o Bomb the Bass, de Tim Simenon, regravou "I Say a Little Prayer".
(EJ)

Texto Anterior: O pop cafona sai da nostalgia e vira hype
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.