São Paulo, quarta-feira, 10 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crianças podem fazer pesquisas on line

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Seu filho pode fazer um passeio on line pela rede mundial de computadores e encontrar uma infinidade de endereços. A grande maioria, porém, está em inglês.
Uma das formas de orientá-lo na busca de informações é procurar ensiná-lo sobre o uso do índice.
O Yahooligans é um índice em inglês para crianças de 8 a 13 anos. Dá acesso a histórias em quadrinhos, games, política e história. É uma extensão do "pai" Yahoo, criado para pesquisar na rede.
Ao se conectar na Internet, usando um programa para navegar na parte multimídia da rede, peça a seu filho para digitar o endereço http://www.yahooligans.com.
Feita a conexão, pais e filhos podem digitar uma palavra sobre um assunto e clicar no botão Submit. A palavra-chave pode ser em inglês ou em português -nesse caso, a lista recebida será menor.
Sem censura
A Internet é uma rede que abrange o mundo inteiro e contém assuntos dos mais variados e sem censura.
Na rede, é impossível censurar um tema. Se os pais quiserem evitar que os filhos façam pesquisas sobre assuntos proibidos, devem procurar fazer o trabalho em conjunto. Aconselha-se também que a criança não fique por horas a fio na frente da tela.
Além do Yahooligans, há o Cyberkids (http://www.cyberkids.com). Trata-se de uma revista infantil com uma série de atividades, que vão desde a solução de quebra-cabeças à criação de histórias on line.
Nesse endereço, é possível retirar arquivos de som com composições feitas por crianças e participar de concursos. Ficção científica é outro tema abordado no Cyberkids.
Além das brincadeiras, também é possível transferir para o computador um tipo de letra inspirada em motivos do Drácula.
Equipamento necessário
Para se conectar na Internet, pais e filhos precisam de um computador 486 com pelo menos 8 Mbytes de memória.
É possível usar uma máquina menos potente, mas a experiência pode ser frustrante na hora de transferir um jogo ou uma imagem que exija mais poder da máquina.
É melhor que o equipamento tenha recursos multimídia, uma vez que muitos arquivos vêm com efeitos sonoros.
Além do computador, a família vai precisar de um aparelho que conecta o micro à linha telefônica, conhecido por modem.
A velocidade desse aparelho não deve ser inferior à de 14,4 mil bps (bits por segundo). Dê preferência para um modelo de 28,8 mil bps.
Como obter acesso
Além desses ingredientes, pais e filhos vão precisar escolher uma empresa que forneça acesso à rede (leia lista na pág. 5-5).
Existem no Brasil vários provedores de acesso. Escolha uma empresa na sua cidade para pagar ligação local.
A maioria cobra uma taxa de inscrição e fornece os programas para fazer a conexão. Paga-se ainda uma mensalidade pelas horas de acesso.

Texto Anterior: Comdex/Rio'96 traz novidades em micros e acessórios
Próximo Texto: Yahooligans busca os assuntos infantis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.