São Paulo, quinta-feira, 11 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Projeto do CE recebe prêmio da ONU

PATRICIA DECIA
DE NOVA YORK

Um programa revitalização de favelas que atinge 400 bairros pobres de Fortaleza (CE) foi escolhido e premiado por um júri internacional como um dos 12 melhores do mundo e será apresentado durante o Habitat 2.
A conferência, promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e batizada de "Cúpula das Cidades", acontece em junho em Istambul (Turquia).
O objetivo é discutir programas e soluções utilizadas em todo o mundo para melhorar a qualidade de vida em centros urbanos.
Os 12 ganhadores do "Awards of Excellence in Improving the Living Environment" terão direito a enviar dois integrantes do programa para conferência, com todas as despesas pagas.
Eles receberão certificados e uma placa comemorativa em cerimônia marcada para 4 de junho. O prêmio está sendo financiado pelas prefeituras de Tóquio (Japão) e Dubai (Emirados Árabes).
Concorreram programas de governos, prefeituras e organizações não-governamentais. Para serem inscritos, eles deveriam já estar em implantação e apresentando resultados.
Cerca de 600 projetos de 90 países foram enviados ao Technical Advisory Committee (TAC), que selecionou uma lista reduzida para ser submetida ao júri do Habitat 2.
Foram escolhidos, além do Brasil, projetos dos Estados Unidos, Argentina, Canadá, China, Índia, Costa do Marfim, África do Sul, Polônia, Marrocos e Holanda.
O programa de Fortaleza foi classificado pelo comitê como tendo adotado uma "estratégia holística que focaliza os aspectos humanos e materiais da reabilitação de 400 favelas da cidade".
Segundo os organizadores, os critérios para a escolha dos 12 melhores encheram mais de 300 páginas. A seleção, que durou cerca de um ano, teve três fases.
A primeira aconteceu entre 26 de fevereiro e 1º de março, durante uma reunião do comitê em Roterdã, na Holanda. Desse encontro, saíram as cem melhores iniciativas.
Esses programas também deverão ser apresentados no Habitat, mas as despesas deverão correr por conta de cada organização.
As apresentações formarão a seção "Melhores Iniciativas", que está sendo coordenada dentro da ONU por Nicholas You.
Entre as cem melhores, está o Programa Integrado da Criança e da Família, desenvolvido pela Prefeitura de Santos (65 km de São Paulo) com menores carentes.
Segunda lista
A partir dos cem projetos, o TAC preparou uma segunda lista, reduzida, com 43 nomes. Essas iniciativas foram enviadas para um júri internacional, de dez membros, presidido por Alan Tonks, prefeito de Toronto (Canadá). A escolha final foi feita em apenas dois dias.
Segundo Tonks, o objetivo do prêmio é encorajar e motivar outras comunidades a adotarem planos de melhoria da qualidade de vida.

Próximo Texto: EUA ganharam dois prêmios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.