São Paulo, quinta-feira, 11 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papéis podem culpar Philip Morris

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A ex-namorada de um diretor aposentado da produtora de cigarros Philip Morris deu a advogados, que processam a indústria de tabaco nos EUA, documentos que podem incriminar a empresa.
Ronald Tamol foi diretor de pesquisas da Philip Morris -líder do setor no mundo- por 30 anos, até 1993. Harriet Heep era sua namorada até algumas semanas atrás, mas ela resolveu pôr fim à relação.
Quando os dois se separaram, Heep resolveu oferecer aos advogados que comandam uma ação coletiva contra os produtores de cigarros 62 caixas de papelão com documentos da Philip Morris, que Tamol deixara na casa dela.
Entre os papéis, dizem os advogados, há um memorando de 1965, assinado por Tamol, que afirma a necessidade "de se determinar a quantia mínima de nicotina para manter os fumantes fisgados".
Uma das principais acusações contra os produtores de cigarros é que eles estariam manipulando de maneira consciente e deliberada o conteúdo de nicotina em seus produtos para provocar dependência física no consumidor.
Reação
Dirigentes da Philip Morris e de outras empresas negam as acusações, inclusive em testemunhos no Congresso dos EUA. Ontem, a empresa classificou como "bizarras" as denúncias trazidas por Heep.
Uma corte federal em Nova Orleans, sul do país, está decidindo se os produtores de cigarros podem ser alvo de ações coletivas de fumantes ou ex-fumantes em busca de indenização por males provocados pelo seu hábito.
Se a decisão for positiva, cerca de 50 milhões de pessoas poderão aderir ao processo, tornando-se o maior da história dos EUA.
Já foram movidas 821 ações individuais contra produtores de cigarros com pedidos de indenização por doenças causadas pelo fumo. As empresas ganharam todas.
A indústria de tabaco responde a sete processos movidos por governos estaduais que querem recuperar o dinheiro gasto no tratamento de fumantes. O governo federal pode iniciar cinco ações por perjúrio, fraude e obstrução da Justiça contra os produtores de cigarros.

Texto Anterior: Grupo radical mata soldado em Santiago; Aznar perde o apoio de quatro nacionalistas; Hutu terá de pagar US$ 105 mi a tutsis; Irã pede a retirada de 4 diplomatas turcos
Próximo Texto: Ron Brown é enterrado nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.