São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arraes defende prisão para os 2 diretores de clínica em Caruaru

Governador de PE responsabiliza donos por 36 mortes

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

O governador de Pernambuco, Miguel Arraes (PSB), defendeu ontem prisão para os médicos Antonio Bezerra Filho e Bráulio Coelho, diretores do IDR (Instituto de Doenças Renais) de Caruaru.
Os donos da clínica são acusados por Arraes de ser os responsáveis pelas 36 mortes de pacientes intoxicados durante sessão de hemodiálise. No total, 40 morreram, quatro em consequência do agravamento da doença renal. Há ainda 67 pacientes intoxicados.
"Chegamos à conclusão de que os responsáveis são os proprietários da clínica. Por isso, estou recomendando à Secretaria da Segurança que o inquérito conclua pelo pedido de prisão", afirmou.
O governador comparou as clínicas de hemodiálise a restaurantes e fábricas de refrigerantes. Para Arraes, o IDR de Caruaru é o responsável pelo "produto" que vendeu. "Ninguém fiscaliza toda a garrafa de Coca-Cola que é produzida, porque é impossível."
O diretor-clínico do IDR, Antonio Bezerra Filho, disse que não há prova que fundamente sua eventual prisão preventiva. "O senhor Miguel Arraes pode falar o que quiser, pode defender o que quiser. Não estou preocupado."
"Fajuta"
Bezerra disse só foi ouvido sobre o assunto em uma comissão "fajuta" da Secretaria da Saúde. "A comissão não tinha nenhum nefrologista, que entenda o que é hemodiálise. Como isso pode ser sério?" Para Bezerra, o governo quer "um culpado de qualquer jeito". Bezerra voltou a dizer que as mortes foram em decorrência de um "acidente ecológico".
A Agência Folha tentou falar com Bráulio Coelho, mas ele não foi achado. Seu telefone celular estava desligado ontem de manhã.
O governo supostamente desrespeitou portaria do Ministério da Saúde que determina que as secretarias da Saúde criem uma comissão para fiscalizar as clínicas. Das 16 clínicas de nefrologia de PE, seis

Texto Anterior: Deputado vê semelhanças
Próximo Texto: Partidos no poder atraem parlamentares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.