São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serviços de diálise estão sucateados e obsoletos

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A tragédia que aconteceu no Instituto de Doenças Renais (IDR) de Caruaru (PE) é o reflexo do sucateamento que vem sendo observado na maioria das unidades de diálise do país.
O SUS (Sistema Único de Saúde) paga R$ 75 por uma sessão de diálise. Segundo João Egidio Romão Júnior, o valor mínimo que garantiria os padrões de qualidade é de cerca de R$ 120 por sessão.
A maioria das novas máquinas produzidas no país já "nasce" com tecnologia ultrapassada. Muitas delas não contam com dispositivos de segurança que indicam problemas graves, como entrada de ar no sistema e concentração errada das soluções de diálise.
(JB)

Texto Anterior: Pacientes têm novo perfil
Próximo Texto: Revista sugere controle na pesquisa médica; Encontro vai discutir adolescência; OMS pede remédio contra doença do sono; Ortopedia tem curso de atualização na EPM; Cigarro é vetado na Olimpíada de Atlanta; Congresso debate cirurgia da miopia; Novas técnicas trazem novos diagnósticos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.