São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Menina é levada à rua pela mãe

LALO DE ALMEIDA; ROGÉRIO WASSERMANN
DA REPORTAGEM LOCAL

O vale do Anhangabaú (centro) é hoje um reduto dos garotos que costumavam ficar na praça da Sé, abandonada, segundo eles, por causa da polícia.
Três dos adolescentes fotografados em 1990 na Sé estão hoje no Anhangabaú: M.P.O., 16, a "Loirinha", L.S.N., 16, o "Pneu", e Alexandre Britto, 18, o "Chupeta".
Loirinha alterna períodos no vale e em Santo André, na casa onde moram a mãe, um irmão, três sobrinhos e a cunhada, grávida.
Ela diz que vem ao centro com a mãe, que é pedinte. O irmão trabalha para sustentar a mulher e os filhos, mas não sobra muita coisa para ela e para a mãe.
"Minha mãe brigava muito com a minha cunhada, aí nós vínhamos para o centro, ela dormia em um hotel e eu ficava na rua", conta.
Loirinha diz que hoje as brigas com a cunhada são menos frequentes, mas que se acostumou com a vida na rua.
Ela não conheceu o pai, morto quando ela tinha 1 ano. "Ele morreu porque bebia muita pinga", diz.
A menina conta que a mãe teve 13 filhos, mas que só conheceu cinco. "Alguns morreram e outros ela teve que dar alguns para outras pessoas criarem, porque não tinha dinheiro", diz.
M. não foi à escola, mas diz que sabe ler "mais ou menos", com o que aprendeu em suas passagens pela Febem. Em sua última passagem, ficou seis meses e saiu no dia 10 de fevereiro.
(LA e RW)

Texto Anterior: Ex-líder consegue um emprego
Próximo Texto: 'Não tenho aonde ir quando sair da prisão'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.