São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indy vira palco de uma 'guerra de pneus'

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

O desgaste dos pneus promete ser um dos principais desafios a serem superados hoje, às 17h (horário de Brasília), durante o GP de Long Beach (EUA), a quarta prova da temporada de 96 da Indy.
Circuito de rua com curvas fechadas (entre elas a mais lenta da Indy, feita em primeira marcha, na entrada da reta dos boxes), o traçado exige muito dos compostos de borracha, o que deve apimentar a guerra entre os fornecedores.
Até aqui, a Firestone -em seu segundo ano de categoria, após uma ausência de duas décadas- vence por 3 a 0.
Em 95, as gomas da Firestone haviam se adaptado bem aos circuitos ovais, mas perdiam rendimento nos mistos.
Agora, a fábrica encontrou a fórmula também para as pistas mistas, superando a Goodyear.
Reação
A fornecedora norte-americana levou um novo composto para Long Beach e terá novidades para a corrida de Detroit, em junho.
"O novo composto é bem melhor em relação ao antigo", disse Mauricio Gugelmin, da Pacwest.
"Agora, uma coisa é andar nos treinos. Outra é disputar uma prova com 105 voltas, na qual os pneus são exigidos no limite", afirmou.
O brasileiro teme pela durabilidade da borracha. Segundo ele, o novo pneu é mais macio, com maior aderência e desgaste.
Com um composto mais mole, a borracha derrete facilmente e "gruda" mais no solo.
Conforme grudam, pedaços do pneu ficam pelo caminho e a goma acaba mais rápido, obrigando mais paradas para trocas.
(MT)

NA TV - GP de Long Beach, SBT, ao vivo, às 17h

Texto Anterior: Antidoping será 5 vezes mais eficaz
Próximo Texto: Christian vê missão difícil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.