São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dupla é cria da Joaquina

JOÃO CARVALHO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Teco e Neco Padaratz lembram a famosa dupla de ratos dos desenhos animados, mas os dois são ratos mesmo é de praia.
Ambos foram moldados nas mesmas ondas da praia da Joaquina (SC). Começaram muito cedo no surfe, mas em épocas diferentes.
Isso influenciou diretamente no estilo de cada um.
Teco, o irmão mais velho, é fruto de um projeto bem elaborado. Desde o início da carreira foi preparado para ser um campeão mundial. Treinamentos especiais, preparo físico, alimentação balanceada, tudo visando um rendimento 100% nas competições.
Em 1986, com apenas 15 anos, enquanto Neco tinha 9 e começava a engatinhar no surfe, Teco já estava representando o Brasil no Mundial Amador da Inglaterra, quando chegou à semifinal júnior e terminou em sétimo lugar.
Teco tem um estilo de surfe baseado estritamente para as competições e para isso desenvolve e treina exaustivamente as técnicas e manobras necessárias para conseguir boas notas dos juízes nas baterias.
Em 1990, foi apelidado de "Mr. Half Turn" pelo australiano e ex-campeão mundial Barton Lynch, pela beleza de seus "cutbacks" e "snaps", em que usa os músculos das pernas para levantar muita água a cada rasgada na onda.
Já Neco é puro instinto. Um instinto animal que não escolhe tamanho de onda para apresentar sua fúria dentro d'água.
Enquanto Teco é comedido, educado e de fala mansa, Neco esbraveja, grita e berra quando completa manobras insanas.
Parece sempre adrenalizado, é inquieto e digno membro da geração porrada do surfe brasileiro, que nasceu após o surgimento de Kelly Slater (EUA).
Teco é um bom atleta. Faz parte do Conselho de Surfistas no Circuito Mundial há muitos anos.
Já Neco é o avesso, o moleque travesso que às vezes parece ser indomável e que não consegue realizar tudo o que sabe em uma bateria.

Texto Anterior: Teco e Neco se divertem com rótulos
Próximo Texto: Irmãos Herdy seguem a trilha dos catarinenses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.