São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUSHDIE; NIETZSCHE; MONTALBÁN; NOLL; FERNÃO LOPES; JAVIER MARÍAS; SHAKESPEARE; DIÁRIO; ROSA

RUSHDIE
O escritor Salman Rushdie (foto), autor de "Versos Satânicos" e "O Último Suspiro do Mouro" está escrevendo seu primeiro roteiro para o cinema. O autor resolveu adaptar seu conto "The Courter", sobre um jovem imigrante em Londres nos anos 60.

NIETZSCHE
O professor Jean-Pierre Faye, diretor de Pesquisa do Centro National de Pesquisa Científica de Paris, fará conferências no Rio e em São Paulo tendo como principal tema o filósofo alemão. No Rio, as palestras acontecerão entre os dias 15 e 18 de abril e informações podem ser obtidas pelo tel. 021/587-7570. Em São Paulo, a palestra "Nietzsche e Heidegger, Nietzsche e Deleuze" acontecerá no dia 19, às 16h, no auditório do departamento de filosofia da USP.

MONTALBÁN
O livro "El Premio" (Planeta), de Manuel Vázquez Montalbán, recém-publicado na Espanha, faz uma sátira ao mundo literário e editorial. Em 95, o escritor inglês Martin Amis publicou "A Informação" (Companhia das Letras), que também tratava do tema.

NOLL
Como parte das comemorações de seus 50 anos, o escritor João Gilberto Noll (foto) vai ter seus contos reunidos em edição da Companhia das Letras, que deve ser lançada até o final do ano. A editora já lançou contos reunidos de Rubem Fonseca e Moacyr Scliar.

FERNÃO LOPES
Por iniciativa do Ediclube, acaba de ser publicada em Portugal uma edição fac-similada da "Crônica de D.João 1º", de Fernão Lopes (1390-1460). Trata-se de uma reprodução fiel da edição existente na Biblioteca Nacional de Madri. A edição terá 1.990 exemplares.

JAVIER MARÍAS
A editora Alfaguara acaba de lançar, na Espanha, "Quando Fui Mortal", reunião de 12 contos do escritor Javier Marías (foto), que escreve mensalmente no Mais!. Onze histórias haviam sido publicadas em cadernos literários e antologias e uma, "No Mas Amores", ainda era inédita.

SHAKESPEARE
Para comemorar os 400 anos de "Romeu e Julieta", a BBC de Londres acaba de editar um CD-ROM dedicado à peça, uma das obras mais conhecidas do dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1516).

DIÁRIO
Os diários da amante do líder fascista italiano Benito Mussolini, Claretta Petacci (morta em 1945), conservados no Arquivo do Estado Italiano, junto a suas cartas, não serão mais liberados neste ano. Eles serão divulgados só em 2015, já que o prazo estabelecido para liberação de papéis privados foi aumentado de 50 para 70 anos pelo governo italiano.

ROSA
O Instituto de Estudos Brasileiros da USP está promovendo o curso interdisciplinar "As Pessoas Não Morrem, Ficam Encantadas". O curso comemora os 50 anos de publicação de "Sagarana", de Guimarães Rosa, e acontecerá de 22 a 26 de abril. Informações pelo tel. 011/818-3199

Texto Anterior: As artimanhas por trás da notícia
Próximo Texto: Stálin e as estratégias do poder
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.