São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
Texto Anterior | Índice

vá ver na Penha

- a ladeira da Penha (hoje rua coronel Rodovalho) - o topo da colina, que forma o bairro da Penha, sempre foi considerado um lugar sagrado. Viajantes se ajoelhavam e beijavam o chão em sinal de respeito.

- a igreja Matriz Santuário de Nossa Senhora da Penha - fica no topo da ladeira da Penha. Foi construída em 1682, de taipa e madeira tosca, e reformada em 1934. É conhecida como a "igreja dos milagres" por ter abrigado a imagem de Nossa Senhora da Penha e de Santo Antonio "milagreiro".

- o cinema São Geraldo - construção dos anos 40 que ainda conserva a decoração original, com bancos em couro vermelho e braços com trombas de elefantes lavradas. A bilheteria parece um confessionário.

- o colégio Bela Bartok - tombado pelo Patrimônio Histórico. Fica no início da avenida Penha de França. Destaque para os jardins franceses.

- Igreja Nossa Senhora do Rosário - construída em 1730 por escravos. Conserva sua forma original e é cuidada hoje pelas senhoras da Penha.

- Conservatório João Paulo 2º - abriga o poço do imperador, onde Dom Pedro 2º teria parado para beber água quando esteve na Penha.

Texto Anterior: o que é Penha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.