São Paulo, domingo, 14 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cigarros e bebidas alcoólicas são recusados

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Cigarros e bebidas alcoólicas são recusados pelas principais empresas de licenciamento.
Os produtos mais aceitos pelos licenciados são confecções, brinquedos, papelaria, acessórios, gêneros alimentícios e calçados.
Celso Rafael, diretor da Character, afirma que não há muitas restrições para a escolha do licenciador, desde que o produto tenha a imagem do personagem.
A Character detém marcas como "O Gordo e o Magro" e "O Menino Maluquinho". E está começando a licenciar "O Fantasma", "Super Human Samurai" e "Recruta Zero", filmes que serão lançados em breve no Brasil.
"Só não podemos aceitar produtos semelhantes aos já existentes no mercado e que já usam a marca".
Royalties
Geralmente as empresas de licenciamento cobram, mensalmente, de 5% a 12% do percentual de vendas do produto.
Rafael explica que o setor alimentício, por ser muito competitivo e oferecer grandes volumes para o mercado, cobra uma porcentagem menor de royalties -em torno de 5%.
Mas no caso de confecções, onde o volume de produção é menor, Rafael esclarece que a porcentagem cobrada é maior (10%).
Segundo ele, é estipulada no contrato uma garantia mínima a ser paga pelo fabricante do produto, geralmente durante um ano. "Esse valor é baseado na projeção de venda da própria empresa."
Peter Carrero Arce, presidente da ITC (International Trading Consultants), que detém no Brasil os direitos de Barbie, Snoopy e Garfield, afirma que a saúde econômica da empresa e a sua estrutura de vendas e distribuição são observados antes da associação.

Texto Anterior: Franquia para carro cresce 31%
Próximo Texto: Confira as novidades deste ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.