São Paulo, segunda-feira, 15 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba "como" antes de decidir "quando"

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 17 anos e uma batelada de perguntas. Por isso, se prepare: o que é espermicida? Precisa de receita para comprar. Com que idade se pode usar? A primeira transa dói muito, e só a mulher sente a dor? Só se usa a borrachuda na hora em que ele vai ejacular ou bem antes? Como saber a hora certa para dizer o que senti? Na hora, depois ou bem depois do ato consumado?"

Pergunta
Uau! Uma leitora que quer saber antes de fazer! Com a devida licença do Angeli, que Zeus a proteja! Nem toda pergunta tem resposta, gata, mas as suas têm, por isso, vamos já para elas!
Espermicida é um veneno para os espermatozóides: mata ou imobiliza os tais de modo que eles não conseguem, depois de lançados no lugar certo, fazer o que sabem: fecundar o óvulo. Mas esse anticoncepcional só é eficiente quando usado junto com outro método.
Par ideal: a borrachuda, claro! Também faz par legal com o diafragma, método bom para evitar filhos, mas nada bom para evitar Aids. Não exige receita e qualquer garota "que pimba" pode usar.
A primeira transa costuma doer muito. Mesmo quando a bonitinha sai na chuva sem saber direito que pode se molhar. Tensão, isso é o que costuma provocar a dor na primeira transa. Imagine: você toda nervosa, músculos vaginais tensos, e o pênis querendo entrar. Como poderia não doer? Ou então, falta de tesão. Penetração com vagina seca é de arrepiar!
E nem pensar em fazer qualquer penetração sem a camisinha já estar colocada no devido lugar, OK? O uso precisa ser correto para dar certo. Esse negócio de brincar um bocadinho sem ela pode dar em gravidez. Ou coisa pior: doença séria. Assim que o pênis ficar em posição de sentido, borrachuda nele!
Finalmente, quando dizer o que sentiu? Cada casal vai ter a hora própria, claro. Só não vale mentir. Dizer que foi super quando foi o mínimo -ou nem foi-, é coisa de quem só quer agradar e isso não costuma dar bons resultados. Já pensou como vai ser depois, quando você quiser sentir de verdade? Vai ficar em rua sem saída... Não entre nela.

Texto Anterior: CARTAS
Próximo Texto: Não tenha medo de conversar a sério
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.