São Paulo, segunda-feira, 15 de abril de 1996
Texto Anterior | Índice

Livro reconstrói diálogo entre autor e irmão preso

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Acaso Sou o Guarda de Meu Irmão?", publicado nos EUA em 1984, é o segundo livro de John Edgar Wideman a chegar ao Brasil. A editora Nova Fronteira já havia lançado anteriormente o romance "Reuben", de 1987.
"Acaso..." reconstitui a história da prisão do irmão mais novo de Wideman, Robert, e os diálogos entre os dois durante as visitas do autor à cadeia. Robert foi preso em 1976 e condenado à prisão perpétua pela morte de um homem durante um assalto de que ele participou com dois parceiros.
O livro é também um ajuste de contas do escritor com seu passado. Ele conta que sempre tentara ficar longe do irmão, um pequeno delinquente que representava tudo aquilo de que ele queria escapar para ser um cidadão respeitável.
Em entrevista à Folha John Wideman disse que o livro não conseguiu forçar a mudança da pena de seu irmão. "Os tempos não são favoráveis aos prisioneiros nos EUA, pois a opinião pública não tem nenhuma simpatia por eles."
"Mas o livro tornou as pessoas conscientes da situação de Robert e ajudou-o a refletir sobre coisas que existem além dos muros da prisão, em vez de ser consumido pela raiva e pela frustração."
(JGC)

Texto Anterior: Wideman ataca racismo dos críticos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.