São Paulo, quarta-feira, 17 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulher pode ter amantes

DO ENVIADO ESPECIAL

O pesquisador Juan Carlos Hernándes diz que a costa de Veracruz é a região mais alegre e brincalhona do país, muito diferente do México católico e moralista que se nota a partir de Xalapa, capital do Estado.
"No interior, se perguntam a um homem o que fará se tiver um filho 'choto', ele dirá, 'eu o mato'. Em Veracruz, o pai responderá: "abrirei um restaurante, porque são bons cozinheiros".
A liberalidade não se limita aos homens. Em alguns povoados, as mulheres têm amantes tolerados pelos maridos, desde que sejam adolescentes. São conhecidos como "mapaches", nome de um pequeno animal da região que só aparece à noite.
Os "mapaches" ajudam as mulheres nos trabalhos pesados e dormem com elas quando o marido está fora. Nas vilas de pescadores, os homens passam três ou quatro dias no mar.
"Não me incomoda o 'mapache"', relatou um dos entrevistados ao pesquisador. "Quando chego em casa, minha mulher está feliz."
Em vilarejos montanhosos de Veracruz, o amante tolerado precisa ser um homem de idade. São chamados de "queridos". Por serem mais velhos e não terem filhos pequenos, podem ajudar a família da amante.
O lesbianismo é culturalmente aceito, e mulheres vivem juntas sem serem incomodadas.

Texto Anterior: México vai produzir radionovela contra Aids
Próximo Texto: Morre aos 74 Luiz Bauer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.