São Paulo, quarta-feira, 17 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mac pede desculpas por erros

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Macintosh é a plataforma perfeita para quem gosta de programas inúteis, piadas de mau gosto e "abobrinhas" em geral.
Para começar, o sistema operacional pede desculpas quando dá erro de memória. Também permite colocar um grasnido de pato como som de alerta.
O "Mac OS" possibilita agregar facilmente extensões ao sistema para modificar sua apresentação.
Programadores neófitos geralmente utilizam essa oportunidade para o mal, criando extensões que fazem o computador arrotar, pingar sangue sobre a tela e outras brincadeiras escatológicas.
Um concurso anual, promovido por uma associação de programadores chamado MacHack (http://www.machack.com), premia quem criar o programa mais absurdo em quatro horas em frente ao micro.
Uma das novidades em inutilitários a aparecer em BBS de Mac no Brasil é o shareware de protesto francês "Essais Nucléaires".
Ele faz a cabeça de Jacques Chirac entrar na tela e soltar um raio sobre o ícone do disco rígido, causando uma explosão atômica.
Outra bobagem é o "O'Clock", que põe um relógio de ponteiros na tela. Detalhe: o Mac vem com relógio digital na barra de menu.
Uma empresa que criou inutilitários clássicos para o Mac é a Ambrosia Software (http://www. ambrosiasw.com). É dela o grotesco "Belch!", que faz seu Mac ficar com um grave caso de indigestão, e o cândido "Holyday Lights".
Esse último é um programa que só pode ser utilizado uma vez por ano, no Natal. Ele coloca lâmpadas, pinheirinhos e bolas coloridas em volta da tela, toca músicas natalinas de fundo e faz nevar na tela.

Onde encontrar - SuperBBS: tel. (011) 851-5588; MacBBS: tel. (011) 867-8940; CapsLink: tel (011) 5505-1240; tel. Rio-Virtual: (021) 235-2906

Texto Anterior: Cão virtual late, brinca e não suja o tapete
Próximo Texto: Nem tudo na Internet é útil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.