São Paulo, domingo, 21 de abril de 1996 |
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Paciência é essencial, afirmam síndicos
FREE-LANCE PARA A FOLHA Os próprios síndicos apontam quais são as qualidades básicas e essenciais que a pessoa deve possuir para exercer a função: paciência, compreensão, determinação, liderança e persistência.Sobre as dificuldades enfrentadas, não há um consenso. Cada um aponta uma diferente, de acordo com a realidade de seu prédio. Para Aladar Tarjan, que administra um prédio de classe média na Bela Vista (região central de São Paulo), a pior parte da função é a arrecadação do condomínio. "A maioria dos moradores é formada por aposentados e têm dificuldades financeiras", diz. Affonso Prazeres de Oliveira, do edifício Copan (região central de São Paulo), acha que "o pior é quando reclamam sem razão". Já Luiz Alberto Vieira, do edifício Nações Unidas (região central de São Paulo), fica indignado com a fama de ladrões e de mal-educados adquirida pelos síndicos. Para Daisy Nogueira, síndica de um edifício no centro de São Paulo, o mais triste é não conseguir agradar a todos. Vantagens Mas nem só de reclamações vivem os síndicos. Cynthia Castanheira e Luiz Alberto Vieira apontam a recuperação do patrimônio como o maior benefício. Para Daisy, "o mais gratificante é ver que aquele prédio em total decadência hoje está em ordem. Me realiza." Oliveira vê sua atividade como qualquer outra profissão, com aspectos bons e ruins. Dicas Segundo o "Manual do Síndico", editado e distribuído gratuitamente pelo Secovi (sindicato patronal das imobiliárias e construtoras), o ideal é que o síndico tenha formação em administração, economia ou ciências contábeis, como possuem os síndicos dos maiores prédios de São Paulo. O manual sugere que o síndico seja eleito entre as pessoas que moram no prédio há mais tempo e que já exerceram alguma função no conselho, por terem mais familiaridade com os problemas. Para tornar as assembléias menos desagradáveis e com maior frequência de moradores, a dica é fazer uma pauta interessante. Onde encontrar - "Manual do Síndico"/Secovi: tel. (011) 285-0122. Texto Anterior: "Sou apenas exigente", diz síndica criticada Próximo Texto: Carta de Crédito reabre só para grupos Índice |
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