São Paulo, domingo, 21 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paciência é essencial, afirmam síndicos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os próprios síndicos apontam quais são as qualidades básicas e essenciais que a pessoa deve possuir para exercer a função: paciência, compreensão, determinação, liderança e persistência.
Sobre as dificuldades enfrentadas, não há um consenso. Cada um aponta uma diferente, de acordo com a realidade de seu prédio.
Para Aladar Tarjan, que administra um prédio de classe média na Bela Vista (região central de São Paulo), a pior parte da função é a arrecadação do condomínio.
"A maioria dos moradores é formada por aposentados e têm dificuldades financeiras", diz.
Affonso Prazeres de Oliveira, do edifício Copan (região central de São Paulo), acha que "o pior é quando reclamam sem razão".
Já Luiz Alberto Vieira, do edifício Nações Unidas (região central de São Paulo), fica indignado com a fama de ladrões e de mal-educados adquirida pelos síndicos.
Para Daisy Nogueira, síndica de um edifício no centro de São Paulo, o mais triste é não conseguir agradar a todos.
Vantagens
Mas nem só de reclamações vivem os síndicos. Cynthia Castanheira e Luiz Alberto Vieira apontam a recuperação do patrimônio como o maior benefício.
Para Daisy, "o mais gratificante é ver que aquele prédio em total decadência hoje está em ordem. Me realiza." Oliveira vê sua atividade como qualquer outra profissão, com aspectos bons e ruins.
Dicas
Segundo o "Manual do Síndico", editado e distribuído gratuitamente pelo Secovi (sindicato patronal das imobiliárias e construtoras), o ideal é que o síndico tenha formação em administração, economia ou ciências contábeis, como possuem os síndicos dos maiores prédios de São Paulo.
O manual sugere que o síndico seja eleito entre as pessoas que moram no prédio há mais tempo e que já exerceram alguma função no conselho, por terem mais familiaridade com os problemas.
Para tornar as assembléias menos desagradáveis e com maior frequência de moradores, a dica é fazer uma pauta interessante.

Onde encontrar - "Manual do Síndico"/Secovi: tel. (011) 285-0122.

Texto Anterior: "Sou apenas exigente", diz síndica criticada
Próximo Texto: Carta de Crédito reabre só para grupos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.