São Paulo, domingo, 21 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Espanhóis vão fabricar em SC

DA REPORTAGEM LOCAL

A indústria de cerâmica da Espanha quer aumentar a participação no mercado brasileiro. Em 1995, as exportações para o Brasil somaram 500 mil m², contra 150 mil 2 registrados em 1994.
"Esperamos que continue crescendo nessa proporção", disse o presidente da Associação Espanhola de Fabricantes de Cerâmica, Fernando Navarro, que participou da Feicon (Feira Internacional da Construção), em São Paulo.
A Espanha é o segundo maior produtor mundial: 400 milhões de m2, em 1995. Em primeiro está a Itália (500 milhões de 2). O Brasil é o terceiro (350 milhões de m2).
A China não faz parte do ranking porque não divulga todos os dados da sua indústria.
Fábrica brasileira
A espanhola Torrecid vai inaugurar até julho deste ano uma fábrica de fritas, em Içara (cerca de 200 km de Florianópolis-SC).
Fritas é uma espécie de vidro que se mistura a outras matérias-primas para produção do esmalte que é utilizado em cerâmica.
A Torrecid é uma das principais fabricantes do material na Espanha, onde tem duas unidades industriais e domina 38% do mercado. A nova fábrica está recebendo investimentos de US$ 20 milhões.
"Somos a única empresa espanhola a produzir fritas fora do país", diz Herminio Marco, gerente-geral da Torrecid no Brasil.
A empresa exporta a matéria-prima para o Brasil desde 1982. Um dos objetivos da nova fábrica é baratear os preços do produto.

Texto Anterior: Parceria reduz o custo da obra
Próximo Texto: Porto Alegre deve ganhar shopping em 1997
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.