São Paulo, domingo, 21 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma lanchonete?

Patricia Crespo (São Paulo, SP)

Entre os diversos ramos de refeições rápidas, lanchonete é a mais fácil de montar. Rapidez, atendimento, limpeza, higiene, qualidade dos produtos e diversificação do cardápio são fundamentais.
O imóvel deve ter uma área mínima de 35 m2. Ele deve estar localizado em uma avenida, praça ou rua com grande movimento de pedestres e veículos, de preferência com estacionamento.
Em função da quantidade de produtos a serem comercializados, e do público que se espera atender, é difícil prever o investimento fixo. Para os equipamentos, são necessários até R$ 14 mil.
Os equipamentos necessários para montar uma lanchonete são: um balcão de madeira revestido em fórmica ou granito, seis conjuntos de mesas com cadeiras, dois liquidificadores industriais, uma chapa para sanduíches, dois freezers, dois aquecedores de salgados e uma caixa registradora.
É preciso ter ainda uma máquina de fatiar frios, uma geladeira, um fogão industrial com quatro bocas, um moedor de carne, dois exaustores, um cilindro elétrico e um forno para pizza.
Uma alternativa para diminuir o custo dos equipamentos é recorrer a grandes empresas fornecedoras de bebidas, cigarros e sorvetes.
Elas colocam, gratuitamente, painéis luminosos, mesas, cadeiras, freezers e máquinas de refrigerantes, em troca de veiculação de propaganda no estabelecimento.
No início do empreendimento, é difícil estimar custos de funcionamento, gastos com pessoal e encargos dos materiais diretos necessários à produção da linha de alimentos. Eles vão depender do volume de vendas e do estilo gerencial do proprietário.
Para garantir o sucesso do empreendimento, é preciso definir o público-alvo e o cardápio, como pizza, salgados, sanduíches, sucos, vitaminas e refrigerantes.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: Empresas de vídeos pornôs faturam R$ 800 mil
Próximo Texto: Motel não acompanha a explosão do segmento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.