São Paulo, domingo, 21 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Burocracia atrasa o início da empresa

Pequenos têm despesas extras

DA REPORTAGEM LOCAL

A burocracia estatal presente nos procedimentos para registro de empresas no Brasil é o principal fator de atraso na abertura de novas micro e pequenas empresas.
Essa é a conclusão de um estudo realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
O órgão constatou que a burocracia atrasou, em até 60 dias, o início das atividades de 35% das empresas pesquisadas. Em 27%, o atraso foi ainda maior.
Segundo a gerente do Sebrae-SP, Wilma Bertolaccini, 35, o fato do empresário precisar incluir o endereço da empresa na documentação apresentada à Junta Comercial é uma das fontes mais frequentes de problemas.
Para poder fornecer um endereço, o empresário estará pagando aluguel do ponto comercial. Enquanto aguarda os procedimentos de registro da empresa na Junta Comercial, o empresário não pode iniciar as atividades.
"Isso gera despesa antes mesmo de que o empresário tenha uma receita", explica Wilma.
Segundo ela, a quantidade de documentos exigidos e o fato das informações não estarem centralizadas são os principais empecilhos.
O estudo revela ainda que 88% dos empresários preferiram recorrer a contabilistas para cuidarem do registro. A consequência é um custo adicional no processo.
Falta de informações
Empresários pesquisados também afirmaram que a aquisição e o preenchimento da documentação são prejudicados pela falta de um documento único para todo o país.
Com o objetivo de diminuir os problemas causados pela burocracia, o Sebrae está desenvolvendo em São Paulo o Projeto Nasce (Núcleo de Apoio e Serviço para Criação de Empresas).
O núcleo, que deve começar a funcionar ainda este ano, centralizará em um mesmo local todos os órgãos responsáveis pelo registro de empresas.
O núcleo atenderá apenas as micro e pequenas empresas. Um projeto semelhante já está em funcionamento em Salvador (BA), com o nome de NAE (Núcleo de Apoio Empresarial).
O Sebrae-SP está com uma consultoria para empresas que estão dificuldades administrativas.

Onde encontrar - (011) 279-6877, ramal 417.

Texto Anterior: Empresa desenvolve três programas
Próximo Texto: Sex shop dá retorno em até 6 meses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.