São Paulo, domingo, 21 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CBR 600 F reúne beleza e desempenho

JOTA SANTANA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quem gosta de motos com grande agilidade, performance e estabilidade tem à disposição um modelo Honda que preenche todos estes requisitos com louvor: a pequena e sofisticada CBR 600 F.
Derivada dos modelos que frequentam as pistas de competição, a Honda traz para as ruas a mesma tecnologia e agressividade. O piloto precisa ter experiência para domar seu temperamento nervoso.
Os pneus radiais largos e de perfil baixo aumentam consideravelmente sua estabilidade e favorecem as curvas de alta ou de baixa velocidade com a mesma desenvoltura e segurança.
O motor de quatro tempos, com 101 cavalos de potência e quatro cilindros em linha, responde com muita rapidez a qualquer toque no acelerador.
Permite segurança absoluta nas manobras de ultrapassagem tanto no trânsito quanto na estrada.
Pilotagem
A posição de pilotagem é bastante esportiva, sem ser desconfortável, e possibilita boa proteção dentro da bolha da carenagem frontal contra frio, chuva e deslocamento de ar em altas velocidades. O garupa, no entanto, dispõe de muito menos conforto.
A suspensão traseira, com monoamortecimento pressurizado -amortecedor com reservatório de gás-, tem flexibilidade e curso para absorver impactos das irregularidades do solo, além de manter a moto "grudada" no chão.
Os freios, além dos enormes discos perfurados na dianteira e na traseira, têm acionamento hidráulico com pastilhas de metal sinterizado para garantir paradas seguras em qualquer ocasião.
Um item que mereceria ter acompanhado o mesmo nível de evolução dos demais componentes é a embreagem, ainda acionada por cabo, em vez de hidráulica.
Muito notada
Esteticamente, tem apresentação irrepreensível. Destaca-se onde quer que seja estacionada, ou trafegando pelas ruas. Seu comportamento no trânsito é muito facilitado pela extrema dirigibilidade.
Sentindo-se totalmente à vontade tanto o trânsito quanto na estrada, a CBR 600 é uma média cilindrada de grande potência e desempenho compatível ao de motos de maior porte. Arisca e muito rápida, vem com emoção embutida na carenagem.

Texto Anterior: Uno perde pouco com substituição
Próximo Texto: Lincoln Mercury lança nos EUA 'sport utility'; Chrysler relança Jeep com estilo original; Vendas de veículos sobem 2,3% em março; Motorista japonês não usa cinto regularmente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.