São Paulo, quinta-feira, 25 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Belgas são estranhos no ninho

MARISA ADÁN GIL
DA REPORTAGEM LOCAL

A banda belga Deus é a maior incógnita deste Abril Pro Rock. Com um som que vai de Portishead a Sonic Youth, tem tudo para agradar modernos -mas vai soar como uma perfeita estranha no ninho do "mangue beat".
É a primeira vez que uma banda estrangeira participa do festival. Paulo André, o empresário que organiza o evento, conheceu o grupo por meio de uma namorada belga.
Formada em 1992, com apenas um disco gravado ("Worst Case Scenario", de 1994, que a Polygram lança agora no Brasil), Deus é considerada a melhor banda européia (não-britânica) dos 90.
"Rompemos o bloqueio do ingleses", conta o vocalista Tom Barman, em entrevista à Folha.
Na Inglaterra, o primeiro disco dos belgas foi recebido com elogios rasgados. "Vencemos o preconceito. Os ingleses nos julgam o povo mais chato do mundo."
Só fizeram sucesso em seu próprio país depois do reconhecimento britânico. "É típico de países que não têm uma cultura pop."
Descrever o som do grupo não é tarefa fácil. O "dEUS" (como eles gostam de grafar) já foi comparado a Pixies, Portishead, Smashing Pumpkins e Massive Attack.
"Queremos fazer o que o Velvet Underground fazia", diz Barman, admitindo sua maior influência. "Um pop perturbador, com elementos estranhos."
Eles não possuem a viola de John Cale (que fundou o Velvet com Lou Reed nos anos 60), mas têm um violino que funciona como uma segunda guitarra.
"Estamos interessados em barulho e suavidade. Somos parecidos com bandas como Beck. Misturamos baladas, canções pop, barulho, jazz e samplers. E torcemos para que isso tudo forme uma entidade única, reconhecível."
A banda -além de Barman, Jelle de Borgher (bateria), Klaas Janzoons (violino), Rudy Trouve (guitarra) e Stef Kamil (baixo)- fica em Recife apenas quatro dias.
"Temos que voltar para a Bélgica para finalizar o segundo disco", explica Barman. O lançamento está previsto para agosto.
"Do Brasil, só conheço Marisa Monte e Sepultura", diz. Mas não é fã de nenhum dos dois. "O que quero mesmo é conhecer as bandas aí de Recife. Que tipo de som elas tocam?"

Texto Anterior: Recife recebe o pop agreste do Brasil
Próximo Texto: Dança e música da Índia chegam ao país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.