São Paulo, sábado, 27 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Santo de casa; Recado direto; Lógica franciscana; Bandeira branca; Termômetro rural; Apaga incêndio; Caiu na real; Sozinhos na Esplanada; No caminho certo; Drible discreto; Puro marketing; Débito collorido; Mosca oficial; Espaço desejado; Confusão oficial; Visita à Folha

DE JACQUES WAGNER (PT-BA), SOBRE AS MUDANÇAS MINISTERIAIS:

Santo de casa
FHC disse a um interlocutor recente que sabe que o PSDB está "chateado" por causa da reforma ministerial. Afirmou que a insatisfação passará com o tempo. Afinal, ninguém romperá com ele, brincou o presidente.

Recado direto
O choro do PSDB, ignorado na reforma ministerial, não comove o Planalto. Auxiliares de FHC lembram que os tucanos não chegam a ser exemplo de fidelidade. Na reforma da Previdência, sete votaram contra.

Lógica franciscana
Assentada a poeira, os caciques do PFL dizem que a reforma do ministério é boa politicamente, mas apenas razoável administrativamente. FHC teria feito o que era preciso para recompor a base no Congresso.

Bandeira branca
Depois da reação inicial, o PFL absorveu a indicação de Luiz Carlos Santos para a coordenação política. O novo ministro trabalha para aparar arestas.

Termômetro rural
O número de tratores vendidos entre janeiro e março deste ano é 30% menor do que o do mesmo período de 1994. E 20% inferior às vendas do ano passado.

Apaga incêndio
Luiz Carlos Santos assume segunda com fogo batendo à porta. Moreira Franco (PMDB-RJ) não gostou da escolha de Francisco Dornelles (PPB-RJ) para o ministério. Problemas com a reforma administrativa à vista.

Caiu na real
Com três candidatos a ministro da Agricultura, o PTB descobriu que dividido não chegaria lá. Enxugou a lista. Fica o nome do líder ruralista Nelson Marquezelli (SP). Aposta improvável. A opção pode ser técnica.

Sozinhos na Esplanada
O gelo que FHC deu no PSDB deixou os tucanos emburrados. Sérgio Motta (Comunicações) ligou três vezes para o líder no Senado, Sérgio Machado (CE), que não atendeu. Nada que um bom carinho de FHC não resolva.

No caminho certo
A Anistia Internacional colocará em seu relatório anual, como ação positiva, o afastamento por seis meses de policiais militares envolvidos em morte de civis. A medida, da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, desagradou a cúpula da PM.

Drible discreto
O deputado Sérgio Naya (PPB-MG) propôs a Pelé a venda de um apartamento de cobertura em Brasília. O ministro não topou. Disse que o apartamento funcional é modesto, mas atende suas atuais necessidades.

Puro marketing
A Anfavea sabia desde meados de março que a Mercedes Benz iria para Juiz de Fora (MG). A fábrica alemã atrasou a divulgação do fato para concorrer com o lançamento do carro mundial da Fiat, o Palio, na mesma época.

Débito collorido
As Organizações Arnon de Mello, da família Collor, fazem parte da lista de devedores do Banco Econômico. Um diretor diz que a dívida será paga quando o banco voltar a funcionar.

Mosca oficial
A prefeita de Salvador, Lídice da Mata (PSDB), e o secretário estadual de Educação, Edílson Freire, estão com dengue. O mosquito que transmite a doença tem infernizado os baianos.

Espaço desejado
Haroldo Sabóia (PT-MA) diz que seus assessores não invadiram o gabinete de Ubaldo Correa (PMDB-PA), que morreu na segunda. Afirma que sua assessoria fez um pedido administrativo para ocupar o gabinete.

Confusão oficial
A coordenação da delegação oficial brasileira que vai à Habitat 2, conferência da ONU, em junho, é feita por seções do Ministério do Planejamento e do Itamaraty. Prefeitos têm reclamado de informações dúbias.

Visita à Folha
O general Synésio Scofano Fernandes, assessor de Estudos e Atividades Especiais do Estado-Maior das Forças Armadas, visitou anteontem a Folha.
Estava acompanhado do coronel Fernando de Lima Santos, assessor parlamentar do Estado-Maior das Forças Armadas.

TIROTEIO
- FHC perdeu a oportunidade de mudar para melhor. Optou pela anti-reforma, que agrada aos poderosos de sempre.

Próximo Texto: Recordação infantil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.