São Paulo, sábado, 27 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Explode Coração" cria pânico em crianças

RODRIGO ONIAS
DA REPORTAGEM LOCAL

O quadro da novela "Explode Coração" em que aparecem mães procurando filhos desaparecidos está causando pânico nas crianças.
Segundo a psicóloga Carmem Silvia Taverna, 41, que presta assessoria psicológica a escolas, mães de três colégios diferentes reclamaram que seus filhos não queriam sair de casa, com medo de serem sequestradas.
"A novela está desenvolvendo um pânico. As crianças se sentem ameaçadas. É um fenômeno semelhante ao medo de morte que ocorreu depois do acidente dos Mamonas Assassinas", disse.
Graziela Almeida, 10, aluna da 5ª série de uma escola particular da zona leste de São Paulo, passou a pedir que sua mãe a buscasse na escola todos os dias. "Tenho medo que aconteça comigo o mesmo que aparece na TV."
Em todos os capítulos da novela das 20h30 da Rede Globo, várias mães mostram retratos dos filhos desaparecidos e pedem informações. Quase todas choram e algumas acusam sequestradores pelo desaparecimento dos filhos.
Segundo a Rede Globo, em menos de dois meses, o quadro já ajudou a encontrar 64 crianças. Anteontem, uma menina de 13 anos foi achada em Minas Gerais depois que sua foto apareceu na novela.
Excursão
Maria Marta Cavallieri, secretária da escola primária Algodão Doce, em Pinheiros (zona oeste de SP), conta que várias mães estavam com medo de deixar seus filhos ir a um passeio no zoológico.
"Antes havia o medo de que as crianças se perdessem. Hoje, as mães temem o sequestro."
Enquanto via o quadro da novela, Ana Carolina Pires, 8, aluna da 3ª série de uma escola da prefeitura, pediu a sua mãe para não ir mais a uma excursão promovida pela escola ao Museu do Ipiranga.
"Ela sempre chora na parte do Gugu (nome da criança desaparecida na novela) e não quer nem ver quando as mães aparecem no final", afirma a mãe Maria Conceição Pires.
Eloiza Soeiro, 38, mãe de César, 8, diz que seu filho não sai mais sozinho de casa "para nada" e que começa a chorar quando ela demora para buscá-lo na escola. "Antes, ele sempre quis sair de casa e era eu quem não deixava", conta Eloiza.
A avó de Nayana Corbs, 5, Noélia, diz que "foi obrigada" a falar para a neta que os casos que aparecem na novela não são verdadeiros. "Até eu fico impressionada."
Segundo a psicóloga Célia Regina Rocha, duas das seis crianças que atende mencionaram "Explode Coração".
Mas ela não acredita que a novela traz prejuízo às crianças. "É preciso haver outra coisa que justifique a mudança de comportamento."
Procurada pela Folha, a autora da novela, Glória Perez, não quis comentar o assunto.

Texto Anterior: Serás um país cruel, disse a fada ao Brasil
Próximo Texto: FRASES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.