São Paulo, quinta-feira, 2 de maio de 1996
Texto Anterior | Índice

Diplomata contesta Tõkés

DA REDAÇÃO

O encarregado de negócios da Embaixada da Romênia no Brasil, Constantino Rusei, afirma que as minorias étnicas têm o direito de preservar e exprimir sua identidade cultural, linguística ou religiosa -direito garantido pelo artigo 6º da Constituição de seu país.
Em entrevista à Folha, Rusei disse que a Romênia foi o primeiro país do Leste Europeu a adotar, após a queda do regime comunista, uma nova Constituição (que data de 1992).
Segundo Rusei, o governo do atual presidente da Romênia, Ion Iliescu, além de respeitar os direitos das minorias étnicas e religiosas do país, também zela pelo pluralismo político.
Rusei discorda da visão do bispo Lászlo Tõkés de que o governo de Iliescu legitima o nacionalismo extremista na Romênia.
Ele diz que a Constituição de seu país não reconhece os partidos extremistas. "O extremismo representa uma ameaça à democracia. Por isso o artigo 37 da Constituição determina que são ilegítimos os partidos que não aceitam o pluralismo político e os princípios do Estado de Direito."
Ele diz ainda que Ion Iliescu busca a reconciliação histórica entre seu país e a Hungria por meio de acordos de cooperação econômica e de relações políticas e culturais.

Texto Anterior: Bispo romeno vê risco à democracia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.