São Paulo, quinta-feira, 2 de maio de 1996
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Para psicóloga, uso é perigoso

RODRIGO BERTOLOTTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Para a psicóloga Miriam Chnaiderman, exercícios como o proposto por Neiman deveriam ser feitos em situações muito específicas. "Se não há todo um preparo antes, é perigoso", afirma.
Segundo ela, a função dessas atividades são liberar sensibilidade e desenvolver a criatividade.
"O toque tem, geralmente, função erótica na nossa sociedade. Mas esse não é o propósito desse exercício."
Chnaiderman apresenta como possível reação dos participantes a associação com a atividade sexual.
"É muito delicado. Se há algum bloqueio nos integrantes e o exercício não for bem-regido, pode acontecer uma erotização, que não é a intenção da proposta", disse.
Chnaiderman, que estudou em tese de doutorado esse tipo exercício no trabalho dos atores, disse que só conhecia sua utilização na psicologia e no teatro.
Para os pedagogos de escolas particulares consultados pela Folha, a preocupação principal de excursões ecológicas deveria ser apenas estudar o meio ambiente.
"Os exercícios de sensibilização são muito vazios em termos práticos. Nossa preocupação é passar conteúdo de biologia e geografia aos alunos", afirmou João Carlos Rodrigues Coelho, coordenador de biologia do 2º grau da escola Augusto Laranja (Aeroporto, zona sul de SP).
Para Roberto de Araújo, coordenador de biologia e ciência do Colégio Rio Branco (Higienópolis, zona oeste de SP), as atividades sensoriais servem apenas como pausa entre as lições ao ar livre.
"Os alunos estudam os ecossistemas e as formas de preservação das florestas", disse Araújo.
Seguindo diretrizes similares, a escola Pueri Domus (Brooklin, zona sul) separa as atividades ecológicas dos exercícios de sensibilização, que só são desenvolvidos no grupo de teatro do colégio.
"Nas excursões, estudamos botânica, geografia e geologia", afirma Edson Keller, coordenador do núcleo de professores de 2º grau do colégio.
Para a vice-diretora da Instituto de Biociências da USP, Vera Lúcia Imperatriz Fonseca, os exercícios de sensação são mais apropriados para crianças, já que não se pode passar muito conteúdo teórico.
Neiman afirma que suas técnicas de educação ambiental são diferentes do simples ensino de ecologia. "A nossa proposta é, depois de três dias de atividades, resgatar um convívio mais harmônico entre as pessoas."
(RB)

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