São Paulo, quinta-feira, 2 de maio de 1996
Próximo Texto | Índice

Arco 97 chega para escolher brasileiros

CELSO FIORAVANTE
DA REDAÇÃO

O crítico de arte e curador espanhol Octavio Zaya chega hoje ao Brasil, onde passará alguns dias, para escolher os galeristas brasileiros que participarão, como convidados, da feira madrilenha Arco 97, 16ª edição do maior evento de arte contemporânea na Espanha.
O evento, que acontecerá entre 13 e 18 de fevereiro próximos, será dedicado à produção artística da América Latina (no ano passado, a homenageada foi a Alemanha).
Zaya vem da Colômbia e vai passar por alguns países do continente, onde escolherá entre 25 e 30 galerias para este bloco especial da Arco 97. As galerias selecionadas serão dispostas em um espaço de cerca de mil metros quadrados e não terão despesas com estandes e aluguel do espaço.
Multimídia
Além da mostra, o projeto "América Latina em Arco" desenvolverá, ao longo deste ano e durante a realização da feira, uma série de atividades paralelas no sentido de melhor visualizar e discutir a produção artística do continente.
Serão impressos, por exemplo, quatro números da publicação "Arco Latino", que pretende discutir a produção artística latino-americana em monografias, entrevistas e textos críticos. Em seu primeiro número, a revista traz, entre outros, um texto crítico de Octavio Zaya sobre a produção latino-americana e uma entrevista de Sofía Imbers com a colecionadora venezuelana Patricia Phelps de Cisneros.
Em seu texto, dedicado ao artista cubano Félix González-Torres, Zaya defende o distanciamento entre a arte latino-americana e o Ocidente. "Se os latino-americanos têm algo que os unifique não é uma única cultura tradicional, nem uma religião comum, nem uma língua comum, nem um entendimento unidimensional da realidade e da história... A unanimidade das representações é uma invenção ocidental. O que dividem, em contrapartida, é a colonização, a opressão, a marginalização, a distorção e a indiferença do Ocidente", escreve.
A divulgação da arte latino-americana prosseguirá durante a realização da Arco 97, quando será lançado o CD-Rom "Arcodata América Latina", com um elenco de galerias, artistas, grupos, museus, historiadores, mostras e publicações referentes ao tema.
Neste ano, o evento lançou o CD-Rom "Arco 96 - Quince Años de Arco", que elenca artistas, galerias e obras dos 15 anos de história da feira.

Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.