São Paulo, domingo, 5 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NBA rende homenagem a 'estrangeiros'

DA REPORTAGEM LOCAL

Os estrangeiros estão tomando conta da NBA, a liga norte-americana de basquete profissional.
Neste mês, quando serão conhecidos os vencedores dos principais prêmios da liga, são os jogadores nascidos fora dos EUA os concorrentes favoritos em algumas categorias.
O pivô Hakeem Olajuwon -nascido na Nigéria, mas naturalizado norte-americano- deve integrar o seleto grupo do time ideal da NBA.
Já o pivô Arvydas Sabonis, que defenderá a Lituânia na Olimpíada, é o destaque do Portland Trail Blazers neste campeonato.
Sabonis, 31, disputa o prêmio de novato do ano, mesmo após nove temporadas na Europa.
É que o regulamento da NBA permite a qualquer jogador ser considerado calouro caso dispute sua primeira temporada profissional nos EUA.
Sabonis também concorre ao "NBA Sixth Man Award" (sexto homem da equipe), prêmio concedido ao melhor reserva da temporada regular.
Concorre o atleta que tenha entrado mais vezes em quadra como reserva do que como titular. Sabonis começou jogando em 21 partidas e entrou durante o jogo em 52 ocasiões.
Mesmo assim, Sabonis é o primeiro jogador do Portland desde 80-81 a romper a marca dos 1.000 pontos na temporada.
Na luta pelo título de melhor "sexto homem" está outro estrangeiro, o ala-armador croata Toni Kukoc, do Chicago Bulls.
Ele foi apontado pelo treinador Phil Jackson como peça-chave na campanha do time -72 vitórias na temporada regular, recorde histórico da liga.
O ala alemão Detlef Schrempf, do Seattle Supersonics, já ganhou duas vezes esse prêmio. Agora, luta por uma vaga no time ideal do campeonato.
O pivô zairense Dikembe Mutombo, do Denver Nuggets, é o atual Jogador Defensivo do Ano e concorre novamente ao posto.
Os prêmios são oferecidos de acordo com a votação obtida junto aos jornalistas que cobrem a NBA.
Somente nas categorias novato e time defensivo a escolha é dos treinadores.
Um dos prêmios já está nas mãos de um estrangeiro. O romeno Gheorghe Muresan foi escolhido o jogador que mais evoluiu nesta temporada, em relação à passada.
O pivô do Washington Bullets, o mais alto atleta da NBA (2,34 m), melhorou em 4,5% seu aproveitamento de arremessos em um ano -sua média de pontos é de 14,5.
Contusão
O armador iugoslavo Sasha Danilovic foi efetivado como titular do Miami Heat contra o Chicago Bulls, nos playoffs (segunda fase).
Com boas atuações, o jogador mostrou estar recuperado de uma lesão no pulso, que o havia tirado de 62 jogos.
O ala-pivô Carl Herrera, do San Antonio Spurs, também voltou a disputar os playoffs. No ano passado, o venezuelano esteve de fora devido a uma contusão.

Texto Anterior: Time paulista ataca arbitragem
Próximo Texto: Confiante, NY pega o Chicago
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.