São Paulo, domingo, 5 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apartamentos serão giratórios

DA REPORTAGEM LOCAL

Que tal almoçar com vista para o leste da cidade e jantar com vista para o sul, na mesma sala do apartamento? Quem gosta de movimento e de variar a paisagem vai gostar do edifício Suite Vollard, que a Moro Construções está erguendo na Ecoville.
Segundo Sergio Silka, 38, gerente de projetos da empresa, trata-se do primeiro edifício residencial com apartamentos giratórios do mundo. Já existem, no entanto, torres com restaurantes ou danceterias giratórias em coberturas.
O edifício terá 11 andares, com uma unidade de 160 2 úteis por andar. Seis já foram vendidas.
Cada unidade tem uma estrutura fixa, que serve de pilar para o prédio. Na parte fixa fica a cozinha, um banheiro e a área de serviço.
A parte móvel não tem paredes. O morador molda o apartamento da forma que quiser. "É uma espécie de estúdio", diz Paulo Kallas, 39, gerente de marketing da Moro.
A tecnologia foi desenvolvida pela própria empresa. A estrutura é de concreto armado convencional, mas sem pilares nas pontas.
Cada unidade fica sobre numa plataforma metálica que, por sua vez, é apoiada em 48 roldanas.
Um motor elétrico de 3 cavalos (equivalente a potência de um ciclomotor) moverá os apartamentos por meio de correia dentada.
Os apartamentos podem ficar girando 24 horas por dia. Silka diz que o morador não vai sentir o movimento e que a manutenção é simples. O preço médio de cada unidade é de R$ 300 mil.

Texto Anterior: As ofertas de edifícios na Ecoville
Próximo Texto: Edifícios oferecem grandes áreas de lazer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.