São Paulo, domingo, 5 de maio de 1996 |
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Franquias dão chance para pequenos
LUCIANA BENATTI
As pequenas empresas estão tendo a chance de crescer prestando serviços ou fornecendo produtos para as novas redes de franquia. "Quando ficou claro que o Plano Real iria dar certo, as grandes redes internacionais de franquia começaram a incluir o Brasil nos seus planos de expansão", afirma Marcelo Cherto, 41, presidente do Instituto Franchising. Para Pedro Fontana, 45, diretor da Star Specialty Store Services, empresa especializada no credenciamento de fornecedores para a instalação de lojas de redes internacionais no Brasil, as melhores oportunidades de negócios para os pequenos empresários estão junto às grandes redes de franquias. Segundo Fontana, para estar atuando no mercado internacional, a empresa tem que ser muito profissional. "Não se vê no Brasil uma franquia que não teve sucesso no país de origem." Prazos Para ter uma chance nesse mercado altamente profissional, o pequeno empresário deve atender a dois requisitos básicos: ter capacidade de cumprir prazos e mostrar qualidade nos produtos ou serviços oferecidos. Segundo Fontana, é comum que pequenos empresários aceitem muitos pedidos e depois não tenham como cumprir todos os compromissos."Não cumpriu prazo, não serve." Ricardo Borgatti Neto, 32, diretor da empresa de assessoria empresarial Make-out, acredita que a área de prestação de serviços é a que oferece maiores chances ao pequeno empresário. "As grandes redes não contratam grandes na área de prestação de serviços." Segundo ele, quando o franqueador inicia o processo de padronização com um parceiro pequeno, este parceiro tende a crescer junto com a rede. Para Marco Pinheiro, 39, diretor da consultoria Franchising-In, o crescimento das grandes redes de franquias também abriu caminhos para os escritórios de arquitetura. A participação desses escritórios é cada vez mais necessária no planejamento e padronização de lojas das redes e em sua rápida implantação em vários lugares do país. Parceria Uma forma crescente de relacionamento entre as grandes redes e seus fornecedores é a parceria. Por meio dela, a rede garante a compra dos produtos ou serviços, e o fornecedor abre a folha de custos para a rede, que assegura uma margem de lucro ao parceiro. "As margens de lucro ficam apertadas, mas o pequeno empresário tem a garantia do fornecimento", explica Fontana. Para a rede, a vantagem está no controle da folha de custos e no menor preço praticado pelos parceiros. Segundo Borgatti Neto, quando as relações entre as duas partes não são transparentes, ambas saem perdendo. "Muitos franqueadores não compartilham informações com os fornecedores", afirma, lembrando que o comportamento de parceria ainda não é muito comum no Brasil. Próximo Texto: Empresa reúne fornecedores Índice |
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