São Paulo, terça-feira, 7 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garimpeiro ameaça com 'atitude radical'

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MARABÁ

Os garimpeiros de Serra Pelada ameaçam "tomar atitudes mais radicais" nas manifestações que vêm fazendo contra o governo e a Companhia Vale do Rio Doce, caso não saia hoje uma decisão considerada "satisfatória" do Ministério da Justiça sobre o pagamento das indenizações trabalhistas.
O Sindicato dos Garimpeiros de Curionópolis convocou garimpeiros de diversas partes do leste e sul do Pará e do Maranhão para "engrossar o movimento".
Só de Imperatriz (MA), cerca de 300 garimpeiros foram a Serra Pelada no decorrer da última semana. O Ministério da Justiça já teria deixado o Exército de sobreaviso para garantir a segurança da área.
As indenizações reivindicadas pelos garimpeiros são referentes à desocupação de parte do garimpo pela Vale, que há dois anos iniciou pesquisas no local.
Segundo o presidente do sindicato, Fernando Marcolino Guimarães, 49, as manifestações podem "sair do controle" se for decidido que as indenizações vão beneficiar só quem foi dono de barranco no garimpo ou quem mora no povoado de Serra Pelada.
Em 20 dias, os garimpeiros já paralisaram as 12 sondas de pesquisa da Vale duas vezes.

Texto Anterior: Famílias invadem áreas na BA
Próximo Texto: Comissão investiga dezenove cemitérios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.