São Paulo, terça-feira, 7 de maio de 1996
Próximo Texto | Índice

Estudante sequestradora leva surra

DA REPORTAGEM LOCAL

A estudante de engenharia elétrica Márcia Maleckas Carrasco, 21, presa desde sábado em Bom Jesus dos Perdões (75 km a nordeste de São Paulo), diz ter apanhado das outras presas com quem divide a cela.
Márcia e o namorado, o funileiro Wanderlei Nery Bailer, 19, foram presos na madrugada de sábado em Bragança Paulista (80 km ao norte de SP), acusados de sequestrar a estudante Vanessa Ramos Silva, 14, na quinta-feira em São Paulo. Eles confessaram o crime.
Márcia foi levada a Bom Jesus dos Perdões por ser a única cidade da região com prisão feminina. Ela divide a cela, que tem capacidade para seis presas, com outras nove.
Segundo ela, logo que chegou à prisão foi ameaçada por uma das presas, que tentou enforcá-la com uma toalha. As presas teriam voltado a bater nela depois que viram uma reportagem na televisão sobre o sequestro.
"Elas ficam me xingando o tempo todo e me ameaçando. Uma delas me deu um soco nas costas, um tapa na minha cara e fica o tempo todo puxando o meu cabelo", diz.
Chorando muito, Márcia diz que passou a última noite no banheiro, com medo de ser agredida. "Elas ficam me falando mil e uma coisas horríveis que eu não quero nem lembrar".
O delegado Josias Guimarães, diretor da cadeia, diz que não teria condições de separar Márcia das outras presas. "Temos só duas celas, que estão superlotadas", disse.
O delegado pediu que a presa Ivone Pereira Antonio, conhecida como Zulu, que seria uma líder entre as detentas, proteja Márcia. Zulu está cumprindo pena por tráfico e está prestes a ser libertada.
O delegado afirma que as presas não toleram crimes contra crianças e que têm preconceito contra pessoas de classe média e bem formadas como Márcia. "Com o tempo, as coisas se acalmam".
Guimarães afirma que Márcia deve continuar presa até o julgamento, que pode ocorrer em até oito meses. Segundo ele, o sequestro é considerado um crime hediondo, por isso inafiançável.
Márcia diz que os pais dela estão procurando contratar um advogado para tentar tirá-la da cadeia.
Ontem à tarde, ela recebeu uma carta do namorado, preso em Bragança Paulista, na qual ele pede a ela que contrate o advogado "Marcos Vale", que teria sido contactado pelos pais dele.

Leia mais sobre sequestro à página 3.

Próximo Texto: Estado é responsável
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.