São Paulo, terça-feira, 7 de maio de 1996
Texto Anterior | Índice

Rússia vai expulsar diplomatas

Britânicos teriam espionado

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo russo anunciou ontem que vai expulsar um grupo de diplomatas britânicos, acusados de espionagem.
A expulsão foi decidida depois que um funcionário do governo russo foi preso enquanto fazia contatos com agentes do serviço secreto do Reino Unido.
Segundo a agência russa "Interfax", o homem, preso mês passado, vendeu segredos políticos e de defesa aos britânicos. Ele pode ser condenado à morte por traição. Sua identidade não foi revelada.
O serviço de contra-espionagem russo afirmou que, a partir de seu interrogatório, foram apontados diplomatas britânicos que estariam atuando como espiões. A chancelaria russa disse que "agentes da inteligência britânica, trabalhando sob cobertura da embaixada, foram declarados 'persona non grata' e estão sendo expulsos da Rússia por atividades incompatíveis com o status diplomático". A formulação da última frase era um modo clássico de se referir a espiões na Guerra Fria.
Eleição
Rússia e países ocidentais admitem que ainda têm espiões. Quando um espião é descoberto, porém, o procedimento normal é que ele seja retirado discretamente.
O alarde feito pelos russos pode indicar problemas com o Reino Unido -o que é pouco provável- ou razões domésticas.
O incidente ocorre pouco antes das eleições russas, em 16 de junho. O presidente Boris Ieltsin tem advertido para a volta da rivalidade dos tempos de Guerra Fria se perder a disputa para o neocomunista Guennadi Ziuganov.
Ieltsin pode estar tentando mostrar como as coisas eram no passado, ou mesmo adotando uma postura severa para rebater críticas de submissão a interesses ocidentais.
Ontem, o presidente russo desmentiu declarações de seu chefe de segurança e garantiu que a data das eleições está mantida. Alexander Korjakov afirmou que se as eleições não fossem adiadas, não haveria como evitar conflito.

Texto Anterior: Tropa dos EUA entra em choque na Libéria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.