São Paulo, terça-feira, 7 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU começa juízo por crime na Bósnia

Sérvio ameaça fazer greve de fome

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O primeiro julgamento por crimes de guerra em uma corte internacional desde a Segunda Guerra Mundial tem início hoje em Haia, Holanda.
O Tribunal da ONU para Crimes de Guerra na ex-Iugoslávia começa a julgar o sérvio-bósnio Dusan "Dusko" Tadic.
Tadic, 40, casado e pai de duas filhas, é acusado de matar 13 muçulmanos, torturar outros 18 e estuprar uma bósnia em 1992.
Ontem, ele ameaçou iniciar uma greve de fome para ter um julgamento "limpo". Em entrevista à TV holandesa NOS, Tadic afirmou que as acusações contra ele são falsas. "Mentiras foram ditas sobre mim, e os promotores as aceitaram sem ter tempo de investigá-las."
Tadic disse que, se o tribunal permitir, uma pessoa em Banja Luka (noroeste da Bósnia) poderá testemunhar a seu favor, via satélite. Mas, se o pedido for negado, ele iniciará a greve de fome.
O julgamento de Tadic, previsto para durar dois meses, é o primeiro desde os de Nurembergue e Tóquio, após a Segunda Guerra.

Texto Anterior: Eunuco disputa vaga em Parlamento indiano; Polícia alemã prende 89 em ato antinuclear; Premiê da Tailândia é acusado de falsificação; IRA compra armas na Estônia, diz Rússia
Próximo Texto: Presos radicais na Cisjordânia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.