São Paulo, sexta-feira, 10 de maio de 1996
Próximo Texto | Índice

Jogo duro; Nova República; Batman e Robin; Desculpa esfarrapada; Visão pefelista; Preocupação eleitoral; Bico afiado; Estranha parceria; Poder de fogo; Retaliação à vista; Revisionismo malufista; Pena para todo lado; Cadafalso; Tábua de salvação; Garantia de vida; Visita à Folha

Jogo duro
Inocêncio Oliveira (PFL-PE) declarou guerra ao PSDB. Diz que não tem compromisso de indicar Antônio Kandir (PSDB-SP) relator da reforma tributária. O próprio FHC já teria dado aval a um nome do PFL.

Nova República
O PSDB está fora da operação política no Congresso. As votações desta semana mostraram que o trabalho ficou a cargo de PFL e PMDB (com Luiz Carlos Santos, Benito Gama, Michel Temer e Inocêncio Oliveira).

Batman e Robin
Surgem e desaparecem boatos sobre superministros no governo FHC. Agora, não é José Serra quem está na crista da onda, mas Luís Eduardo Magalhães. Assim que o presidente da Câmara deixar o posto, em 1997.

Desculpa esfarrapada
Depois de deixar o PSDB de fora da reunião que acertou a votação das telecomunicações, o líder do governo, Benito Gama (PFL-BA), tentou se explicar. Não foi uma reunião oficial. Os partidos só usaram seu gabinete.

Visão pefelista
Marco Maciel está otimista quanto ao que chama de "retomada da iniciativa política". "As votações recentes no Congresso mostram que a reforma ministerial ampliou muito o poder de fogo do governo."

Preocupação eleitoral
FHC emitiu sutis sinais de que deixará o PSDB chorando sozinho. Mas os tucanos, de olho nas eleições, tentarão se diferenciar dos demais partidos governistas.

Bico afiado
Segundo Arthur Virgílio Neto (AM), o PSDB não vai mais se comportar como "o alegre dessa história, o bonzinho, dando espaço à esperteza política".

Estranha parceria
Dissidente contumaz, Marcelo Barbieri (PMDB-SP) foi escolhido por Serjão (Comunicações) para apresentar emenda de seu interesse ao projeto das teles. O PMDB não entendeu nada. Desconfia de acordo em São Paulo.

Poder de fogo
O ministro Luiz Carlos Santos (Assuntos Políticos) está sob pressão. Nem todas as pendências por cargos do PMDB foram resolvidas após a votação da Previdência. A RFFSA resiste até a indicações com aval de FHC.

Retaliação à vista
Cresce, no Congresso, a intenção de mudar a lei para que as liminares dadas contra chefes de poderes sejam apreciadas pelo plenário do STF. E não por apenas um ministro do tribunal.

Revisionismo malufista
Maluf prometeu ontem dar "o nome do saudoso colega Rubens Paiva a uma importante escola", durante uma solenidade na Prefeitura de São Paulo. Paiva, deputado morto pelo regime militar, também era engenheiro.

Pena para todo lado
Depois do muro, os tucanos inovam mais uma vez. Na novela para a escolha do candidato à Prefeitura de São Paulo está acontecendo uma guerra em que não há feridos. Só mortos.

Cadafalso
O PSDB adiou para segunda a entrada no STF de pedido de arguição. Querem FHC no palanque, o que as regras eleitorais não permitem. Resta saber se FHC quer subir no palanque.

Tábua de salvação
Francisco Rossi (PDT) aposta na polarização da campanha paulistana entre ele e Erundina (PT). "Todas as demais candidaturas, apesar do dinheiro e do tempo na TV, vão se esvaziar."

Garantia de vida
Setenta e dois deputados estaduais de São Paulo assinaram emenda destinando 0,32% da arrecadação de ICMS à TV Cultura. A proposta, que modifica a Lei de Diretrizes Orçamentárias, foi feita por funcionários da TV.

Visita à Folha
O diretor do Serviço de Divulgação e Relações Culturais dos Estados Unidos (USIS) no Brasil, Carl Howard, visitou anteontem a Folha. Estava acompanhado de Gary McElhiney, adido de imprensa do consulado americano em São Paulo.

TIROTEIO
De Inocêncio de Oliveira (BA), líder do PFL, sobre as críticas do líder tucano, José Aníbal (SP), à atuação pefelista na Câmara:
- O PSDB está com vergonha de dizer que não engoliu a nomeação do Luiz Carlos Santos para o ministério. E agora está tentando, desesperado, descontar em cima de mim.

Próximo Texto: Fixação malufista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.