São Paulo, sábado, 11 de maio de 1996
Próximo Texto | Índice

Jogo de cena; Ver para crer; Platéia externa; Apaga incêndio; Estilo presidencial; A grande família; Inimigo pessoal; Mudança súbita; Baixa governista; Recado interno; Factóide puro; Contra a parede; O sincero; Confusão oficial; Descendo do muro; Tucaninho mimado; Gato escaldado

Jogo de cena
A avaliação no próprio PSDB é que a idéia de reajustar o salário mínimo em 18% foi usada apenas para pressionar FHC. Alcançado o objetivo, o partido vai soterrar a proposta. A discussão na executiva deve ser "pro forma".

Ver para crer
Apesar da resistência do PFL, FHC quer votar as reformas fiscal e tributária ainda neste ano. A idéia é de que o assunto esteja resolvido na comissão no final de junho. E ir a plenário na convocação extraordinária de julho.

Platéia externa
FHC sanciona a lei de patentes na terça. Em sessão solene, às 11h30 no Planalto. Horário escolhido a dedo para permitir que a notícia entre nos principais telejornais da Europa e dos EUA.

Apaga incêndio
Luiz Carlos Santos, ministro de Assuntos Políticos, tem trabalhado para agradar os tucanos. Está suando muito. Enquanto isso, a bancada do PMDB comemora o que julga a sua entrada no núcleo do poder.

Estilo presidencial
Os líderes Inocêncio de Oliveira (PFL-PE) e José Aníbal (PSDB-SP) trocaram farpas na frente de FHC, anteontem à noite. Como crianças, ficaram lembrando o que um já fizera pelo partido do outro. FHC riu.

A grande família
Augusto Marzagão, eminência parda nos governos Sarney e Itamar, considera "ciúme normal" a crise PSDB-PFL. "É como a mãe de uma família numerosa que começa a fazer carinho nos filhos da vizinha", diz.

Inimigo pessoal
Comentário de Valdemar Costa Neto (PL-SP): "Se faltar argumentos ao Inocêncio para quantificar o mal que o Sérgio Motta faz ao país, é só me chamar".

Mudança súbita
O Palácio do Alvorada não comprará briga com Betinho. Mas divulga versão de que o sociólogo é individualista. Nunca conjuga o verbo no plural.

Baixa governista
Tem razão médica curiosa a estafa que atinge o líder do governo no Congresso, Germano Rigotto (PMDB-RS). Trata-se de uma "Luiz Carlos Santite". Rigotto tirou licença de 15 dias.

Recado interno
Para registro: FHC bateu duro no vazamento da notícia da demissão de Dorothea Werneck na última reunião do ministério. "É inadmissível", disse.

Factóide puro
Advertência feita ontem no Congresso: a síndrome de César Maia pega. Basta dizer que Maluf brincou em ser candidato a prefeito do Rio e, no dia seguinte, já imitava o comediante Golias.

Contra a parede
Avaliação feita no Planalto: Serra perde mais do que ganha se não sair candidato a prefeito de São Paulo. Insistindo na recusa, dificilmente terá o apoio de Covas na eleição para governador.

O sincero
O primeiro-ministro de Angola, Marcolino Moco, foi perguntado, durante visita a Lisboa, o que espera da viagem de FHC ao seu país, em junho. Resposta: "Ele vem a Luanda?".

Confusão oficial
O Itamaraty surpreendeu-se ao saber que Ruth Cardoso vai à Habitat 2, conferência da ONU, na Turquia. Há mais de um mês está acertado que ela coordenará a mesa "Cidadania e Democracia", em 7 de junho.

Descendo do muro
O deputado federal Almino Affonso (PSDB-SP) declarou apoio a Walter Feldman na disputa tucana para escolher o candidato a prefeito de São Paulo.

Tucaninho mimado
Um grupo de tucanos paulistas aprontou quebradeira no Congresso da Juventude do PSDB, em abril. Relatório do encontro aponta Carlos Ballota, assessor do governo paulista, como líder.

Gato escaldado
Mercadante, provável vice do PT na eleição paulistana, nega que ocupará a Secretaria de Finanças. "A campanha do Lula ensinou que o pior caminho é falar em cargo antes da hora."

TIROTEIO
De José Aníbal (SP), líder do PSDB, sobre declaração do líder do PFL, Inocêncio Oliveira (PE), de que os tucanos não engoliram a nomeação do ministro Luiz Carlos Santos:
- De fato, Inocêncio engole muita coisa. Até porque ele tem muita água para ajudar a engolir.

Próximo Texto: Carreira relâmpago
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.