São Paulo, sábado, 11 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exame da Unicamp encontra substância tóxica em vacinas

Laudo aponta possível falha na fabricação do lote

DA FOLHA SUDESTE

Relatório divulgado ontem pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) indica que as vacinas contra meningite tipo C utilizadas nas cidades de Campinas (99 km de São Paulo) e Hortolândia continham endotoxinas.
A aplicação da vacina, no último dia 15 de abril, causou reações em 7.500 pessoas, a maioria crianças. Uma delas chegou a ter parada cardiorrespiratória.
A presença da substância na vacina mostra que houve falhas no controle de qualidade ou na manipulação durante a fabricação daquele lote.
A endotoxina é uma substância produzida por bactérias e tem efeitos nocivos à saúde.
O laudo divulgado pela Unicamp confirma a presença de uma endotoxina chamada lipopolissacáride em quantidade oito vezes maior do que o permitido.
A endotoxina encontrada, segundo o laudo da Unicamp, explica as reações observadas entre as pessoas vacinadas, como febre, náuseas, vômitos e hipotensão arterial.
Na avaliação do infectologista, a presença dessa quantidade de endotoxina na vacina analisada indica falha no controle de qualidade do medicamento durante a fabricação.
"O controle de qualidade é feito principalmente sobre a presença desse contaminante, que deve ser separado durante a fabricação", afirmou.
Fabricação
O professor do Instituto de Química da Unicamp, Marino Tadeu, 46, disse que, diante do resultado, pode ter ocorrido algum problema na fabricação ou mesmo na manipulação do medicamento.
Segundo ele, outras análises estão sendo feitas nas amostras da vacina, e o resultado deve sair na próxima semana. "Mas isso não vai alterar a conclusão inicial."
A vacina foi produzida no laboratório Bio-Manguinhos, da Fiocruz (Fundação do Instituto Oswaldo Cruz).
O medicamento passou ainda pelo controle de qualidade do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde), do Ministério da Saúde.

Texto Anterior: Região do Ipiranga terá próximo módulo
Próximo Texto: Comissão estudará laudos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.