São Paulo, domingo, 12 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Medicação tem 'adesão' baixa

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um dos maiores problemas do tratamento da hipertensão arterial é a baixa "adesão" dos pacientes. Dados da Liga de Hipertensão do HC-USP mostram que 40% dos doentes deixam de comparecer às consultas depois de dois anos de tratamento. Um estudo inédito da liga levantou as principais causas que levam ao abandono do tratamento entre 353 hipertensos em tratamento ambulatorial.
Os motivos mais citados foram o alto custo dos medicamentos e o desconhecimento e a desinformação sobre a gravidade da doença.
Um trabalho semelhante, realizado durante sete anos, pela unidade de hipertensão do HC da USP de Ribeirão Preto, acompanhou 3.900 pacientes hipertensos.
Os resultados mostram que 56% deles não faziam retornos regulares ao hospital. Dos 44% que vinham sempre às consultas, menos da metade (18%) tomavam a medicação corretamente e estavam com a pressão controlada. Os outros 26% "esqueciam" dos remédios. A principal razão encontrada para o abandono das consultas e o tratamento irregular foi a falta de informações sobre a doença.
(JB)

Texto Anterior: 60% das consultas são incompletas
Próximo Texto: Doença atinge hoje 16 milhões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.