São Paulo, domingo, 12 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo estuda carência fiscal

DA REPORTAGEM LOCAL

O governo do Estado de São Paulo estuda conceder um ano de carência para o pagamento de todos os impostos para quem abrir uma microempresa.
O novo empresário ficaria ainda livre de toda a burocracia relativa à abertura da empresa. Bastaria escrever uma carta para a Junta Comercial de São Paulo, dizendo o seu nome, o nome da empresa e a área de atuação.
Passado um ano, as empresas que continuarem existindo devem ser regularizadas na Junta Comercial, na Receita e na Secretaria da Fazenda e passam a pagar impostos.
Para aquelas que desapareceram no período, não há nenhum custo: bastaria comunicar à Junta Comercial o fim da empresa.
Desemprego
A idéia, ainda em discussão, visa a combater o crescente desemprego e estimular as novas empresas.
"É um meio termo entre a formalidade e a informalidade", afirma o deputado estadual Walter Feldman (PSDB-SP).
O deputado se reuniu com o governador Mário Covas na última terça-feira para debater o assunto. O secretário do Trabalho, Walter Barelli, está coordenando um grupo que discute a proposta.
"Ainda não está claro como será o mecanismo de apoio às micros", afirma Barellli. Segundo ele, as micros já têm muitas isenções -como do ICMS. No caso de outros tributos, dependem de negociação com as áreas municipais e federais.

Texto Anterior: Comerciante perde um mês de receita
Próximo Texto: Burocracia marca abertura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.