São Paulo, domingo, 12 de maio de 1996
Próximo Texto | Índice

Briga do varejo muda o setor imobiliário

DA REPORTAGEM LOCAL

A guerra dos supervarejistas deve dar um novo dinamismo para o mercado imobiliário de algumas cidades da Grande São Paulo.
Em Osasco, a inauguração de hipermercados das redes Wal-Mart e Carrefour está gerando vários serviços secundários que acabam valorizando os terrenos da região.
As duas redes abriram as portas de suas lojas no ano passado, no mesmo dia (16 de novembro).
Em São Caetano do Sul, a situação é parecida. O Carrefour inaugurou uma unidade em 1994. No ano seguinte, o Wal-Mart abriu unidades na própria cidade e na vizinha Santo André.
"Os hipermercados estão mudando o perfil do mercado imobiliário da região", afirma o corretor Aparecido Viana, que trabalha há 25 anos na região.
Os grandes terrenos, que sediavam indústrias até hoje, são ocupados agora por empresas comerciais e de prestação de serviços.
Isso porque muitas indústrias estão mudando para o interior de São Paulo ou outros Estados, onde prefeituras oferecem atrativos fiscais, e os trabalhadores apresentam menor grau de sindicalização.
Outras cidades devem passar pelo mesmo processo. O Carrefour está construindo duas novas lojas -uma no bairro do Limão (zona norte de São Paulo) e outra em Guarulhos-, e o Wal-Mart, em São Bernardo do Campo.
Atrativo
A procura por terrenos próximos aos hipermercados aumenta porque o fluxo diário de pessoas atraídas por esses estabelecimentos é muito grande.
O Carrefour estima em 30 mil o número de clientes que circulam, diariamente, em cada uma de suas unidades instaladas em Osasco e São Caetano do Sul.
O Wal-Mart não divulga não quis fornecer os números.

Próximo Texto: Guerra teve início em 95
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.