São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resultado do teste de Aids é confiável

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

* "Tenho 23 e ando encanado. Há alguns anos transei com uma prostituta. Usei camisinha, só que ela mordeu minha orelha (não sangrou). Fiz o teste do HIV e deu não-reagente, mas continuo tendo dores de barriga, enjôo e mal-estar. O que fazer?"

Resposta
O teste que você fez é confiável e você não tem Aids. Morder a orelha não transmite o HIV. Você mesmo já sabe qual é o seu diagnóstico mais provável: encanação!
É uma boa palavra para traduzir sentimentos como medo, nervosismo, tensão e ansiedade que bagunçam a cabeça. E essa bagunça pode produzir sintomas como tontura, enjôo, falta de ar etc. Os médicos chamam isso de somatização. Às vezes, os sintomas são tão fortes que é difícil crer que são causados pelas emoções. Mas são!
O HIV só passa de uma pessoa para outra quando há troca de fluidos (esperma, sangue, secreção vaginal ou saliva), o que não aconteceu no seu contato.

* "Tive hepatite A há uns quatro meses e continuo a me sentir um pouco enjoado. O que fazer?"

Resposta
A hepatite A é uma doença causada por um vírus. A pessoa normalmente se infecta ao ingerir água ou alimentos contaminados.
Essa é a hepatite típica de quem viaja para um lugar com condições de higiene precárias, volta para a sua cidade, e semanas depois, tem febre baixa, mal-estar e dificuldade de digestão. Os olhos podem ficar amarelados, as fezes ficam mais claras e a urina mais escura.
O vírus ataca células do fígado e produz um aumento nas enzimas hepáticas (substâncias liberadas por essas células). As enzimas fazem parte do exame para saber se a infecção está passando.
Alguns demoram mais tempo para "se livrar" do vírus e isso faz com que os sintomas durem mais. Vale a pena voltar ao médico para fazer um exame cuidadoso e novos testes de sangue.

Texto Anterior: Não há idade certa para se masturbar
Próximo Texto: Craques mudam de campo e viram dentes-de-leite
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.