São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oxigênio trazido pelo vento atiça incêndios florestais

KATHY WOLLARD

Em vez de apagar, os ventos fortes aumentam e espalham as chamas de um incêndio numa floresta. Para entender a razão, é preciso saber o que é o fogo.
O fogo é oxidação acelerada. O que é oxidação? Átomos de oxigênio do ar combinam com átomos de carbono e hidrogênio de uma substância até que todos estejam ligados ao oxigênio.
Mas se uma substância, como a gasolina, é aquecida enquanto está exposta ao ar (que contém oxigênio), o oxigênio irá se ligar muito mais rapidamente aos átomos de carbono e hidrogênio. O processo se acelera até alcançar um ponto chamado ignição, aí a chama aparece. A chama é uma oxidação acelerada visível.
Um incêndio florestal é intensificado pelo vento porque este fornece ainda mais oxigênio. Por outro lado, quando se assopra uma vela de aniversário, o processo é inverso, a chama é apagada. É que não está se usando vento, mas a respiração da pessoa. Lembre-se: nós inspiramos oxigênio e expiramos dióxido de carbono. Então, o ar assoprado não contém oxigênio suficiente para alimentar a chama, e ela se apaga.
Entretanto, a falta de oxigênio não é a única razão pela qual seu assoprão pode apagar a chama de uma vela. Mesmo porque uma forte brisa também pode apagar uma vela.
A brisa afasta os gases ardentes que mantêm a chama quente. As partículas que ficam na vela também esfriam. A temperatura cai abaixo do nível necessário para manter a vela acesa.
Um incêndio florestal, ou mesmo o fogo de uma lareira, irá aumentar se receber mais oxigênio de uma rajada de vento. Isso por que o fogo está ardendo em condições confinadas -lenha empilhada em uma lareira, uma floresta cerrada etc. E o fogo confinado não recebe o oxigênio que precisa para continuar ardendo.
Já a chama de uma vela recebe oxigênio de todos os lados.

Perguntas para Kathy Wollard: devem ser enviadas em inglês para: P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, NY, 10163.

Texto Anterior: O que os cientistas acharam na caverna de Movile?
Próximo Texto: Daniel, 15, é o novo Miranda do rock
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.