São Paulo, terça-feira, 14 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM afirma ter recapturado 2 dos fugitivos

Penitenciária desconhece as prisões

DA REPORTAGEM LOCAL

A Polícia Militar diz ter recapturado dois presos que fugiram do pavilhão 7 da Casa de Detenção, no Carandiru (zona norte de São Paulo), por um túnel de cem metros de comprimento na semana passada. Os nomes dos acusados não constam da lista oficial de foragidos do presídio.
Cláudio Marinho e Venílton de Paula Santos foram presos pelo Regimento de Cavalaria 9 de Julho no último sábado na rua dos Gusmões (região central de São Paulo). A polícia estava fazendo uma operação na região que, por causa dos pontos de droga, ficou conhecida como "cracolândia".
Segundo o major Silva Lopes, do regimento de cavalaria, os dois disseram que haviam fugido pelo túnel do pavilhão 7. Na ficha deles, constava a informação de que eles eram procurados pela Justiça.
A Casa de Detenção afirmou que desconhece a captura dos dois. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, eles não participaram da fuga. No 1º DP, para onde foram levados pela PM, ninguém sabia informar sobre os presos ontem à tarde.
Até as 18h de ontem, a polícia não havia conseguido ter certeza da participação dos dois na fuga. A lista oficial inclui 51 fugitivos, dos quais, 3 foram recapturados.
Perícia
A Polícia Civil fez uma nova perícia ontem no pavilhão 7 da Casa de Detenção. O objetivo era determinar qual foi o ponto de partida para a construção do túnel.
Segundo o delegado Willian do Amaral, titular da 4ª Delegacia Seccional, houve a necessidade da nova perícia porque a anterior foi prejudicada pela demolição do túnel feita por uma escavadeira.
A demolição foi realizada horas depois da fuga, na quinta-feira passada, e foi coordenada pela PM. "Não temos como determinar quem planejou o túnel e como ele foi feito", disse o delegado.
Ontem, o diretor da Casa de Detenção, Walter Erwin Hoffgen, foi ouvido na sindicância administrativa que apura o suposto envolvimento de funcionários do presídio na fuga. O depoimento foi sigiloso.
Sobre o tráfico de drogas na Detenção em dias de visita, a Secretaria da Administração penitenciária informou que até junho aumentará o efetivo de agentes penitenciários no presídio.

Texto Anterior: Assassinato em SP cresce 5,1% de um fim-de-semana ao outro
Próximo Texto: Matricida vai retornar para regime fechado; Choque entre trens de carga deixa um morto; Homem morre em SP atacado por abelhas; Litoral norte possui 21 praias impróprias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.