São Paulo, sexta-feira, 17 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maksoud mostra Ingrid Haebler

'Dama austríaca do piano' toca em SP

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Ingrid Haebler, 67, a grande dama austríaca do piano, fará hoje no Teatro Maksoud Plaza o primeiro de seus dois recitais programados para São Paulo.
Ela estará acompanhada pela Camerata Maksoud. No programa estão peças de Nepomuceno, Rossini e Mozart.
Filha da também pianista Charlotte Freifrau von Haebler, Ingrid foi nos anos 30 a "criança prodígio" das temporadas de concerto da Alemanha e da Áustria.
Estreou em Salzburgo aos 11 anos e, aos 25, já havia conquistado dois dos principais concursos internacionais de piano -o de Genebra e o de Munique. Ela também receberia as medalhas Lotte Lehmann, de Salzburgo, e a Beethoven, de Londres.
Considerada uma das grandes mozartianas ainda em atividade, Ingrid Haebler gravou a integral dos concertos para piano e orquestra e das sonatas para piano de Mozart. São gravações por muito tempo consideradas como de referência.
Naturalidade
A crítica sempre destacou sua capacidade de manter, em seu desempenho em estúdio, a mesma tensão e a mesma capacidade de encontrar novas ênfases que ela consegue impor com naturalidade em suas apresentações em público.
Ingrid Haebler foi solistas de orquestras como a Concertgebow e as sinfônicas de Londres e Viena. É também considerada como uma grande camerista. Nos anos 60 e 70, teve como parceiro o violinista belga Henryk Szering.
(JBN)

Concerto: Ingrid Haebler (piano), com a Camerata Maksoud
Programa: Nepomuceno, Suk, Rossini e Mozart (o "Concerto para Piano e Orquestra" K. 414)
Quando: hoje, às 21h, e domingo, às 17h
Onde: Teatro Maksoud Plaza, (al. Campinas 150, tel. 253-4411)
Quanto: de R$ 6,00 a R$ 30,00

Texto Anterior: Cássia Eller faz 'show do disco do show'
Próximo Texto: "Mary Reilly" falha em sua simplicidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.