São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alta Vista e Yahoo conseguem achar endereços em segundos

Páginas ajudam cibernauta a encontrar temas por assunto

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Como encontrar um endereço de uma página na parte gráfica da Internet? Programas de pesquisa são a melhor solução para quem busca um determinado assunto.
Os mais conhecidos na rede são o AltaVista e o Yahoo. Ao abrir o programa para passear pela Internet ("Netscape Navigator" ou o "Microsoft Explorer"), digite no campo http://www.altavista. digital.com. Quando a página estiver aberta, digite o assunto no campo de busca.
Com o mouse, pressione o botão da direita. Em alguns endereços, como o AltaVista, o botão é o Submit. Em outros, pode ser Search.
Se preferir o Yahoo, o endereço é http://www.yahoo.com. O Yahoo foi um dos primeiros endereços de pesquisa na rede Internet.
Foi criado por dois estudantes universitários e se transformou em endereço comercial com anúncios publicitários.
Hoje, o AltaVista, criado pela Digital, é um dos mais poderosos. Faz consulta a 8 bilhões de palavras e 16 milhões de páginas. Os computadores que estão por trás do AltaVista têm grande quantidade de memória e espaço em disco.
Se a consulta for em grupos de discussão, o endereço consegue levantar 13 mil newsgroups.
Se a preferência for por outro endereço de pesquisa, há o Lycos (http://www.lycos.com). O Webcrawler lista os endereços mais visitados na rede. O ranking dos 25 sites mais procurados está no http://www.webcrawler.com.
Além da fabricante de computadores Digital, a Sun é outra empresa de informática que está entrando na Internet com endereço de pesquisa. Promete para os próximos três meses incrementar o atual endereço Infoseek e transformá-lo no Ultraseek.
Ao digitar http://guide. infoseek.com, você entra no Infoseek e dá de cara com a propaganda da Sun, que promete um endereço de pesquisa mil vezes mais rápido que o AltaVista.
(MZ)

Texto Anterior: Escolha seu software para surfar na rede
Próximo Texto: Economize na conta telefônica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.