São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Correio eletrônico agiliza comunicação

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DO UNIVERSO ONLINE

O e-mail (correio eletrônico) ainda é a aplicação mais popular da Internet, apesar do incrível crescimento de outros serviços, como a World Wide Web (parte multimídia da Internet).
A vantagem do correio eletrônico é poder trocar mensagens, instantaneamente, com outras pessoas em qualquer lugar do mundo pagando apenas uma ligação local.
O correio eletrônico pode ser comparado a uma caixa postal de correio. Ao se cadastrar em um provedor de acesso à Internet ou BBS, o usuário recebe uma caixa postal com seu nome e senha.
Com a evolução dos programas e a entrada de BBS (sistemas de troca de mensagens e arquivos por telefone) na Internet, sua utilidade cresceu substancialmente.
Assim, o correio eletrônico contribuiu para ressuscitar o hábito de escrever bilhetes para comunicações informais, que havia sido substituído pelo telefone e fax.
Além disso, os atuais sistemas de correio eletrônico permitem a transmissão instantânea de qualquer tipo de arquivo (como fotos e programas) "colados" ao texto (leia texto abaixo).
O uso exclusivo de correio eletrônico, oferecido por BBS, pode ser uma boa opção para quem não se interessa pela menina dos olhos da Internet, a WWW (a parte gráfica da rede).
Isso acontece porque o correio eletrônico é uma das aplicações mais baratas para pequenos provedores de acesso, como os BBS.
Como a comunicação não é em tempo real (como em um "chat"), eles não precisam manter uma linha conectada permanentemente com o "backbone" (tronco principal) da Internet.
A conexão é feita periodicamente, quando as mensagens enviadas pelos usuários do provedor são "descarregadas" de uma só vez.

Texto Anterior: Igrejas divulgam horário de missa
Próximo Texto: Mail pode "carregar" arquivos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.