São Paulo, quarta-feira, 22 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indenização pela Guerra do Golfo deve levar anos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O líder da Comissão de Indenização da ONU, Carlos Alzamora, disse que a sistematização dos US$ 180 bilhões em reivindicações de empresas e governos por causa da invasão do Kuait pelo Iraque (que levou à Guerra do Golfo) demoraria pelo menos cinco anos.
Ele afirmou que mesmo se o embargo ao Iraque for totalmente levantado, sua comissão precisaria de anos para acumular dinheiro para pagar todos os reclamantes.
Por um acordo assinado anteontem, o Iraque poderá vender US$ 2 bilhões em petróleo a cada seis meses, para comprar comida e remédios. A comissão deve receber 30% do rendimento gerado pela venda do petróleo iraquiano, segundo uma resolução da ONU.
Ontem, diplomatas disseram que as sanções ao Iraque devem continuar apesar do acordo. Os EUA e o Reino Unido devem garantir essa posição, dizem.

Texto Anterior: Carro-bomba faz 25 mortos na Índia
Próximo Texto: Menos sal não reduz pressão, diz estudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.